A instalação artística “Júbilo em Pétalas” está a “abrir o apetite” para mais uma Procissão da Aleluia, também conhecida Festa da Tochas Floridas, uma tradição de Páscoa que todos os anos atrai milhares de pessoas a São Brás de Alportel.
Ainda antes das ruas serem engalanadas com tapetes de flores e dos homens empunharem tochas decoradas com flores de cores garridas, o Largo de São Sebastião recebe «uma instalação artística de grande valor simbólico: “Júbilo em Pétalas”», uma escultura «que presta tributo à festa rainha da comunidade são-brasense, ancestral e singular Procissão da Aleluia, que deu mote ao programa cultural que integra mostras de artesanato e doçaria – Festa das Tochas Floridas».
Esta escultura «é uma explosão de cor e emoção, um grito de esperança e renovação que se ergue até aos céus em forma de tocha florida, com 7 metros de altura, 1,5 metros de diâmetro e um peso de 460 quilos», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.
Para criar esta instalação artística, foram usados 106 flores e 82 folhas, representando «quatro flores campestres usadas tradicionalmente na elaboração das tochas: jarro, rosmaninho, rosa albardeira e pampilho, pintadas em tons de branco, roxo, rosa, amarelo e verde».

«A vela de cera que coroa a tocha, símbolo de luz e esperança, ilumina uma estrutura sólida em ferro que acolhe delicadas formas florais em metal, madeira e palma – um casamento entre a robustez da matéria e a leveza da natureza», descreve a autarquia.
Esta obra coletiva, com projeto artístico da autoria da Sónia Martins, designer do Gabinete Municipal de Turismo, «teve a sua conceção e montagem a cargo das dedicadas equipas de colaboradores dos serviços de Carpintaria e Serralharia da Unidade de Intervenção Operacional Municipal, nomeadamente: Jorge Lourenço, Vivaldo Adriano, Filipe Gago, Isac Dourado, Mauro Silva, Luís Guerreiro, Alberto Louzeiro, Ricardo Alves e Vítor Luz».
«O Município de São Brás de Alportel agradece a todos os trabalhadores municipais envolvidos na criação e montagem desta obra artística, assim como a todos os colaboradores que, com dedicação e empenho, contribuem para os preparativos da Festa das Tochas Floridas, evento âncora do concelho, que ano após ano atrai milhares de visitantes e mantém viva a alma e identidade são-brasense», acrescenta.
A Festa das Tochas Floridas propriamente dita, como sempre, decorre no Domingo de Páscoa, 20 de Abril.
«As ruas da vila transformam-se em verdadeiros tapetes floridos, num percurso com cerca de 1 quilómetro, criados com dedicação pela comunidade durante a madrugada, num espírito coletivo de fé e identidade», diz a Câmara.
A festa inicia-se às 9h30, com a abertura das ruas e das mostras de sabores e artesanato. Às 10h00, celebra-se a Eucaristia da Ressurreição, seguida da Procissão da Aleluia, acompanhada pelo tradicional cântico “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.
A festa continua durante a tarde com animação cultural, música, dança, gastronomia e entrega de prémios, a partir das 15h30, no Adro da Igreja Matriz.
Promovida pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com o Município de São Brás de Alportel e a Paróquia de São Brás, com o apoio do movimento escutista, Junta de Freguesia, associações e toda a comunidade, esta festa é também exemplo de inclusão: desde 2019, o evento garante acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, através de um percurso adaptado e áreas reservadas.




