Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

PSD/Algarve vai a Huelva debater ligação ferroviária de alta velocidade com o PP

O presidente do PSD/Algarve, o deputado Cristóvão Norte, lidera a comitiva que reúne deputados eleitos pela região algarvia, autarcas e dirigentes locais, e que visita Huelva (Espanha), esta segunda-feira, dia 28 de abril.

O encontro realiza-se com Manuel Andrés González, do Partido Popular (PP) de Huelva, e arranca às 9h00 (10h00 no país vizinho).

Segundo o PSD, o objetivo é «seguir em frente em relação à ligação ferroviária de alta velocidade (LAV) entre o Algarve e a Andaluzia».

infraquinta rumo à sustentabilidade

«O nosso diálogo com a estrutura partidária regional do país vizinho foca-se em tornar realidade o que há muito é desejado pelos cidadãos algarvios. Uma ação contínua, resultante de um trabalho em conjunto, com a assinatura que fizemos de um memorando e planeamento de ações que se unem, traduzindo-se também numa petição bilingue, tendo em vista a recolha de assinaturas nos dois países para entregar na Assembleia da República e nas Cortes espanholas (Parlamento espanhol), como foi anunciado durante a visita do PP a Faro em março», explicam os social-democratas algarvios.

«A passo acelerado, o que pretendemos é concretizar a ligação de alta velocidade Faro – Huelva – Sevilha, privilegiando o sul da Península Ibérica, e os dois países no seu todo», acrescentam.

A deslocação à província espanhola de Huelva esta segunda-feira destina-se, por isso, a «reforçar o que tem sido uma prioridade do PSD Algarve, garantir a segurança e a mobilidade saudáveis para todas as pessoas», que é «um projeto estratégico e ambicioso, há muito adiado, que pretende ligar duas regiões fronteiriças numa lógica de partilha de riqueza social, cultural e económica, inerentes aos dois territórios, algarvio e espanhol».

O PSD/Algarve, em nota enviada ao Sul Informação, acrescenta que «as diversas consequências positivas traduzem-se num aumento do turismo, do crescimento do comércio, podem surgir ainda mais hipóteses de emprego e de investimentos».

Este é «um conjunto de vantagens que beneficiam os dois países numa visão nacional e internacional».

Os social-democratas salientam também que «há muitas vantagens em termos ecológicos, sendo uma preocupação do PSD Algarve, nomeadamente no que diz respeito ao combate às alterações climáticas», até porque, defendem, «a mobilidade ferroviária é uma solução menos poluente face à deslocação rodoviária» e uma «realidade que vai ao encontro dos compromissos climáticos da responsabilidade de Portugal e de Espanha».

«A ação política demonstrada pelo PSD Algarve e pelo Partido Popular de Huelva demonstram muita vontade de ultrapassarmos fronteiras e pensar a nível global», conclui a nota.

inframoura cada gota importa
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

Design sem nome - 13

Autárquicas: CDU candidata Ana Paula Baltazar à Câmara de Castro Verde

A porta-voz do Pessoas, Animais e Natureza (PAN), Inês de Sousa Real (C), depois de assistir a um jogo de andebol feminino em Paredes, no âmbito da campanha para as eleições legislativas, 10 de maio de 2025. ESTELA SILVA/LUSA

Podcast Voz da Campanha: Em dia de jogo grande da segunda circular