O “Echoes of the Ancient”, um projeto internacional que junta Portugal, Finlândia e Letónia para a criação de estúdios de gravação na natureza vai realizar as suas primeiras ações de campo em Monchique, entre os dias 29 de Abril e 4 de Maio.
«A ideia central é utilizar locais isolados em harmonia com a natureza, onde os músicos se sintam inspirados pelo ambiente que os rodeia, para que as interpretações musicais sejam emotivas e reativas à paisagem. Assim, prevalecem valores de sustentabilidade e ecologia, bem como a valorização do silêncio, dando outra imagem do mundo rural, interior e desertificado», refere a organização no comunicado enviada à redação.
Entre Novembro de 2024 e Outubro de 2026, artistas, investigadores e técnicos dos três países responsáveis do projeto (aos quais se juntam alguns técnicos e investigadores do Reino Unido, Alemanha, Estónia e Noruega) vão trabalhar em territórios de baixa densidade em Monchique, em Heinavesi (Finlândia) e em Cesis (Letónia).
Aqui, serão identificados locais para implementação dos estúdios, estudos de acústica e gravações teste.
«Tudo será feito com recurso a material de gravação leve, móvel e apenas com uso de baterias carregáveis, sendo que o impacto no local será praticamente nulo. A criação do estúdio é por isso apenas geolocalização e medições das características acústicas, sem recurso a qualquer intervenção física e interventiva no terreno», lê-se no comunicado, que acrescenta que «os mapas acústicos servirão para futuras gravações nesses locais, já que os estúdios criados ficarão referenciados e passíveis de serem utilizados no futuro por outras pessoas».

A Fungo Azul é a associação responsável pelo projeto, a par com congéneres finlandesas e letãs.
Carlos Norton, diretor artístico da associação algarvia, trouxe este projeto para Monchique «uma vez que este é um território que encaixa por excelência no espírito do projeto, por ser de baixa densidade, com as devidas características ecológicas e acústicas ímpares, que permitem a utilização da natureza enquanto espaço sonoro por excelência».
Durante a semana, de 29 de Abril a 2 de Maio, vão ser feitas gravações pelos vários estúdios da serra monchiquense. No fim de semana de 3 e 4 de Maio haverá o seminário internacional “Size and scale of sounds, recordings and sound archives” e a noite de 3 de Maio terá no pátio exterior ao Espaço Jovem, na vila de Monchique, uma sessão de música ao vivo, aberta à população, com diversos artistas dos vários países envolvidos.
De todo o projeto, sairá um manual de implementação e o registo de todo o processo desenvolvido no projeto, «já que um dos objetivos é que esta informação permita e potencie a criação de muitos outros estúdios por outros países europeus, que terão sempre o caso de Monchique como referência».
“Echoes of the Ancient” é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Europa Criativa e conta localmente com o apoio do Município de Monchique.