Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

As paróquias do concelho de Portimão vão promover, entre os dias 12 e 20 de Abril, dezenas de eucaristias, procissões, vigílias e vias-sacras, «numa verdadeira manifestação de fé» que convida ao envolvimento da comunidade local e dos turistas.

A programação estende-se à Igreja Matriz de Portimão (Paróquia da Nossa Senhora da Conceição) e ao Vicariato da Pedra Mourinha, à Igreja do Amparo e capela de Santa Catarina, na Fortaleza (Paróquia da Nossa Senhora do Amparo), à Mexilhoeira Grande, Igreja da Figueira, capela da Aldeia de São José de Alcalar, Montes de Cima e Pereira (Paróquia da Nossa Senhora da Assunção), e às Igrejas de Alvor, Penina e Montes de Alvor (Paróquia do Divino Salvador).

«São várias as tradições pascais que compõem o programa litúrgico da Semana Santa e que reforçam a importância desta celebração para os cristãos», refere a Câmara Municipal de Portimão, em comunicado.

festival do marisco de olhao

As celebrações religiosas arrancam este sábado, 12 de Abril, com uma eucaristia e bênção dos Ramos nos Montes de Alvor, às 17h30, outra em Alvor, às 19h00, esta com a particularidade de ser celebrada em inglês, e uma missa vespertina, às 18h00, na Igreja Matriz de Portimão.

O Domingo de Ramos ganha, contudo, maior destaque neste fim de semana, com a Procissão e Bênção dos Ramos, com partida da Igreja do Colégio e missa na Igreja Matriz de Portimão (10h00), na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, com começo no Centro Paroquial (10h00), e em Alvor, com Bênção dos Ramos na Igreja da Misericórdia e eucaristia na Igreja Matriz (9h30).

Na Igreja da Penina, a bênção, no domingo, dia 13, será às 12h00, e nas localidades da Mexilhoeira Grande será às 10h30, na Figueira às 15h00, com início na escola primária, e em Alcalar às 17h30. Na Pedra Mourinha, começará às 16h00 e na Igreja Matriz de Portimão às 18h00.

Os fiéis são incentivados a levar consigo ramos de oliveira ou folhas de palmeira, tal como é habitual.

Na Quinta-Feira Santa, no dia 17 de Abril, haverá a Missa da Ceia do Senhor com evocação do rito do lava-pés e adoração ao Santíssimo Sacramento em silêncio, na Igreja Matriz de Portimão (19h00), e a adoração comunitária, orientada pelos jovens (23h00).

Sul Informação
Evocação do rito do lava-pés

No mesmo dia, decorre ainda a celebração da Ceia do Senhor no Centro Pastoral Paul Roth, na Mexilhoeira Grande (19h30), na Igreja do Amparo (21h00) e na Igreja de Alvor (21h00), ambas com ritual de lava-pés.

Já a Sexta-Feira Santa, dia 18, será marcada pela Procissão do Enterro do Senhor, «um dos pontos altos da celebração da Morte e Ressurreição de Cristo», sublinha a autarquia portimonense.

A partir das 21h00, a imagem do Senhor Morto passará por várias ruas do centro da cidade de Portimão, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. A procissão terá início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Gonçalves, Olivença e Mouzinho de Albuquerque, seguindo depois em direção à Praça da República (Alameda) e terminando na Igreja Matriz.

A celebração da Semana Santa encerra no Domingo de Páscoa, a 20 de abril, com a Eucaristia do Senhor na Igreja Matriz de Portimão pelas 10h00, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus nas principais artérias do centro da cidade.

O percurso inicia-se na Igreja Matriz, seguindo pela Alameda, e ruas Mouzinho de Albuquerque, Olivença, Porta da Serra, Machado Santos, terminando de novo na Matriz.

A Paróquia convida os fiéis a levar na mão um ramo de flores e a colocar colchas nas janelas e varandas das habitações.

O programa completo das celebrações litúrgicas poderá ser consultado aqui.

O município de Portimão organiza ainda um vasto leque de atividades de animação, até dia 20 de Abril, sob o mote “Viva a Páscoa em Portimão 2025”, que contempla diversos espaços de atração na cidade, que conciliam a tradição com a alegria da quadra pascal.

«Convidar residentes e visitantes a deslocarem-se a diversas zonas emblemáticas na cidade, como é o caso do centro, para que possam viver experiências únicas durante esta época, num ambiente familiar, mas especialmente direcionadas para o imaginário dos mais pequenos», é o objetivo da autarquia algarvia.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras

portimao-assinatura-contratos-programa-associacoes-3

Portimão distribui mais de 4 milhões de euros por 110 associações do concelho