A semana da Páscoa inicia-se com uma descida da temperatura e tempo instável, que se deverá manter pelo menos até segunda-feira (dia 21), «como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária localizada a noroeste da Península Ibérica», anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim, até ao Domingo de Páscoa (dia 20), espera-se a ocorrência de precipitação em todo o continente, com maior intensidade nas regiões Norte e Centro, e com os maiores acumulados nas zonas montanhosas do Minho.
De acordo com as previsões atuais, o IPMA adianta que «o feriado de Sexta-Feira Santa (dia 18) deverá ser o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, devido à passagem de um sistema frontal».
A precipitação deverá continuar nos restantes dias, em regime de aguaceiros, mas que «se tornarão menos prováveis no Baixo Alentejo e no Algarve».
Após uma descida significativa das temperaturas no início da semana, o IPMA prevê que a temperatura se mantenha «relativamente estável ao longo da semana, apesar de pequenas flutuações».
Assim,o dia mais quente deverá ser quinta-feira (dia 17), dia em que a temperatura máxima poderá superar os 20°C em alguns locais do interior e na região Sul.
Nas restantes regiões, esperam-se temperaturas máximas entre 15-20°C.
A temperatura mínima deverá descer ligeiramente no fim-de-semana, com valores entre 10-15°C na maior parte do território, mas com valores inferiores a 10°C no interior, em especial das regiões Norte e Centro.
«Como consequência desta situação meteorológica, poderão também ocorrer temporariamente períodos com vento forte, em especial a partir de dia 18, na faixa costeira ocidental e nas terras altas, embora com predomínio de vento fraco a moderado do quadrante oeste na generalidade das regiões», salienta o IPMA.
Por seu lado, a agitação marítima na costa ocidental deverá aumentar no fim-de-semana (dias 19 e 20), com ondas de noroeste até 4 metros.