Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana está a liderar o projeto CREA_digital, com parceiros espanhóis, que pretende «quebrar o isolamento social dos adultos seniores, sobretudo em zonas rurais».

O “Kick Off Meeting” do projeto Erasmus+ Ka210-ADU CREA_digital decorreu em Valência, Espanha, nos dias 3 e 4 de Abril, revelou a instituição que junta os municípios algarvios do Baixo Guadiana.

O encontrou marcou o início oficial do projeto e teve como foco a apresentação e validação do Plano de Qualidade e do Cronograma de Gantt e a aprovação da minuta do Acordo de Parceria, com o objetivo de «garantir que todos os parceiros compreendem os seus papéis, responsabilidades e prazos».

festas da cidade de olhao

A abertura da reunião ficou a cargo do secretário-geral da Federação Valenciana de Municípios e Províncias (FVMP), entidade parceira do projeto.

Seguiu-se uma agenda técnica com apresentações detalhadas dos principais documentos de gestão, culminando num debate sobre os próximos passos a implementar no terreno e com a validação formal das linhas orientadoras do projeto.

Durante a passagem por Valência, os parceiros participaram na primeira oficina criativa do projeto, “Les Espardenyes”, dedicado ao calçado tradicional confecionado manualmente com plantas herbáceas típicas de cada região.

A atividade decorreu em Villores, uma pequena localidade na região de Els Ports, e incluiu uma visita guiada ao Museu ao Ar Livre da Espardenya, onde foi possível contactar com este ofício ancestral e perceber a sua relevância enquanto património cultural imaterial europeu.

O projeto CREA_digital tem como principal missão quebrar o isolamento social dos adultos seniores, sobretudo em zonas rurais, através da aprendizagem de ferramentas digitais, ao mesmo tempo que promove a preservação, valorização e partilha de tradições, ofícios e saberes ancestrais.

Pretende ainda «aumentar a autoestima e participação ativa na sociedade de adultos com menos oportunidades, posicionando-os como transmissores de conhecimento e identidade cultural», salienta a Odiana.

Este projeto, financiado pela União Europeia, responde à prioridade europeia “Promover oportunidades de aprendizagem entre todos”, incentivando a inclusão de seniores com baixa literacia digital, oriundos de zonas despovoadas do Baixo Guadiana (Portugal) e de Els Ports (Espanha).

«Ao aproximar gerações e revitalizar práticas quase extintas, o CREA_digital representa um passo na construção de uma Europa mais coesa, culturalmente rica e socialmente inclusiva», conclui a associação algarvia.

recrutamento zoomarine 2025
emarp

Também poderá gostar

DSC_0109

Baixo Guadiana debateu economia social e setor agroalimentar em territórios de baixa densidade

Estabelecimento prisional_cadeia_Prisão Faro MC-7

Alegados homicidas de idosos em Beja libertados por excesso de prisão preventiva

Two pairs of hands leaning on table

Odiana promove sessão de apresentação do Projeto Vilas em Movimento BG 2.0