A Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana está a liderar o projeto CREA_digital, com parceiros espanhóis, que pretende «quebrar o isolamento social dos adultos seniores, sobretudo em zonas rurais».
O “Kick Off Meeting” do projeto Erasmus+ Ka210-ADU CREA_digital decorreu em Valência, Espanha, nos dias 3 e 4 de Abril, revelou a instituição que junta os municípios algarvios do Baixo Guadiana.
O encontrou marcou o início oficial do projeto e teve como foco a apresentação e validação do Plano de Qualidade e do Cronograma de Gantt e a aprovação da minuta do Acordo de Parceria, com o objetivo de «garantir que todos os parceiros compreendem os seus papéis, responsabilidades e prazos».
A abertura da reunião ficou a cargo do secretário-geral da Federação Valenciana de Municípios e Províncias (FVMP), entidade parceira do projeto.
Seguiu-se uma agenda técnica com apresentações detalhadas dos principais documentos de gestão, culminando num debate sobre os próximos passos a implementar no terreno e com a validação formal das linhas orientadoras do projeto.
Durante a passagem por Valência, os parceiros participaram na primeira oficina criativa do projeto, “Les Espardenyes”, dedicado ao calçado tradicional confecionado manualmente com plantas herbáceas típicas de cada região.
A atividade decorreu em Villores, uma pequena localidade na região de Els Ports, e incluiu uma visita guiada ao Museu ao Ar Livre da Espardenya, onde foi possível contactar com este ofício ancestral e perceber a sua relevância enquanto património cultural imaterial europeu.
O projeto CREA_digital tem como principal missão quebrar o isolamento social dos adultos seniores, sobretudo em zonas rurais, através da aprendizagem de ferramentas digitais, ao mesmo tempo que promove a preservação, valorização e partilha de tradições, ofícios e saberes ancestrais.
Pretende ainda «aumentar a autoestima e participação ativa na sociedade de adultos com menos oportunidades, posicionando-os como transmissores de conhecimento e identidade cultural», salienta a Odiana.
Este projeto, financiado pela União Europeia, responde à prioridade europeia “Promover oportunidades de aprendizagem entre todos”, incentivando a inclusão de seniores com baixa literacia digital, oriundos de zonas despovoadas do Baixo Guadiana (Portugal) e de Els Ports (Espanha).
«Ao aproximar gerações e revitalizar práticas quase extintas, o CREA_digital representa um passo na construção de uma Europa mais coesa, culturalmente rica e socialmente inclusiva», conclui a associação algarvia.