Odemira vai lançar a reflexão sobre “Arte e Revolução”, num ciclo de conversas que vai ter lugar nos dias 17, 23 e 27, sempre no Palco Igualdade, no Jardim Sousa Prado, para celebrar o 25 de Abril.
Este ciclo é dedicado a importantes conquistas da Revolução de Abril, como a constituição de comissões de moradores, o direito à habitação, a liberdade de expressão e a música como forma de protesto.
O evento integra o programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, cujo objetivo é «celebrar as conquistas e valores da Revolução de 25 de Abril de 1974, através de um vasto programa de atividades onde se destaca a música e a cultura, mas também o debate e a reflexão».
A organização das comemorações “Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade” é assumida pelo Município, com a concretização de parcerias com entidades de âmbito nacional, regional e local. Este ano voltará a ser disponibilizada uma app do evento, que permitirá consultar informação detalhada sobre o programa e apresentar informações úteis ao visitante.
Programa Ciclo Conversas de Abril “Arte e Revolução”
17 Abril
16h00, Mesa-redonda “Odemira, Comissões de Moradores na Revolução de abril”, com a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, e dos historiadores Constantino Piçarra e António Martins Quaresma, autores da obra “Odemira, Comissões de Moradores na Revolução de Abril”.
17h30, Mesa-redonda “Direito à Habitação nos 51 anos do 25 de abril”, com e João Baía e Ricardo Santos.
23 Abril
16h15, Conversa sobre o livro “José Mário Branco – Entrevistas para a imprensa (1970-2019)”, com a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, e dos organizadores Hugo Castro, Ricardo Andrade e António Branco.
17h15, Mesa-redonda “Música e ação política no pós-25 de abril”, com Hugo Castro, Carlos Moreira e João Madeira e moderação de João Carlos Callixto
27 Abril
14h30, Apresentação do livro “48 artistas, 48 anos de Liberdade. As pinturas coletivas dos dias 10 de junho de 1974 e 2022”, com a autora Filipa Lowndes Vicente e a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira.