O Moura juntou-se este domingo ao Estrela de Vendas Novas no lote de emblemas alentejanos despromovidos aos escalões distritais de futebol, após a 26ª e derradeira jornada da Série D do Campeonato de Portugal.
Na última ronda do quarto escalão, a formação de Moura entrou em jogo, na receção ao Amora, ainda a pensar na manutenção, cenário que pareceu muito possível após o 1-0, por Erick Lima, aos 18 minutos.
Contudo, o Amora deu a volta ao resultado no segundo tempo – com bis de Pedro Costa, aos 71 e 80 minutos – e “matou” as aspirações dos anfitriões, que estão assim de regresso, apenas um ano depois, à I Divisão Distrital de Beja.
O Amora terminou em 2º com 57 pontos, mas já tinha assegurado a passagem à fase de campeão, em conjunto com o líder Lusitano de Évora (58), que no domingo perdeu em casa (1-2) com o Estrela da Amadora B.
Roger Almeida abriu o marcador para os eborenses, aos 23 minutos, com Botché Candé (54) e Francisco Silva (90+6) a darem o triunfo aos “tricolores”.
Na fase de campeão, que vai esta quarta-feira a sorteio, as duas equipas da Série D estarão no grupo de Elvas e Fátima, provenientes da Série C, subindo ao terceiro escalão os dois primeiros classificados.
O Serpa finalizou a temporada em posição tranquila (6º lugar, com 45 pontos), depois de ter batido o Lagoa, por 4-2, na última ronda.
Gonçalo Dias (14 e 59 minutos), Cândido Santos (28) e Ronaldo Coelho (37) marcaram para os alentejanos, e Léo Dias (41) e Jorge Teixeira (83) para os algarvios.
Despromovido há já muito tempo ao Distrital de Évora, o Estrela de Vendas Novas, 14º e último, com cinco pontos em 26 jogos, fechou a época com uma derrota caseira (0-2) frente ao Comércio e Indústria, que assegurou a manutenção com golos de Zequinha (25 minutos) e Dino Semedo (36).
Na próxima época, e com o destino do Lusitano de Évora por conhecer, além do já garantido Serpa estarão também na Série D Vasco da Gama de Vidigueira e Juventude de Évora, campeões distritais de Beja e Évora, respetivamente.
Obrigado por fazer parte desta missão!