O Moncarapachense triunfou este domingo na 26ª e última ronda da Série D do Campeonato de Portugal de futebol, enquanto Louletano e Lagoa foram derrotados, com os três emblemas algarvios a reservarem vaga na edição 2025/26 da competição.
A equipa de Moncarapacho venceu no reduto do já despromovido Barreirense, por 2-1. Ansu Fati, 10, e Filipe Soares, aos 47, marcaram para os forasteiros e Ricardo Canário igualou de forma momentânea (12).
O conjunto orientado por José Bizarro foi o melhor clube algarvio na edição 2024/25 do Campeonato de Portugal, terminando no 4º lugar, com 51 pontos.
O Louletano foi derrotado na visita ao terreno do Fabril, que abriu o marcador, por Cleiton Mendonça, aos 14 minutos, de penálti, com Eduardo Souza – melhor marcador da prova, com 15 golos – a empatar, aos 20, e Diogo Ramos, aos 48, a dar a vitória aos anfitriões, desfecho que não impediu a descida do conjunto do Barreiro.
A equipa de Loulé falhou, pelo segundo ano seguido, o objetivo de lutar pela subida à Liga 3 e foi 5º classificado, com 50 pontos.
O Lagoa encerrou a época com um desaire por 4-2 no campo do Serpa. Gonçalo Dias (14 e 59 minutos), Cândido Santos (28) e Ronaldo Coelho (37) apontaram os tentos dos alentejanos, e Léo Dias (41) e Jorge Teixeira (83) reduziram para os algarvios.
No ano de regresso aos escalões nacionais, a formação lagoense foi 8ª classificada, com 30 pontos.
Os três emblemas estarão de volta na próxima época, mas a representação algarvia no quarto escalão nacional vai ganhar mais uma “bandeira”.
O vencedor da atual I Divisão Distrital do Algarve, uma luta que neste momento envolve três conjuntos, vai fazer companhia a Louletano, Moncarapachense e Lagoa em 2025/26.
Obrigado por fazer parte desta missão!