Miguel Veloso, 68 anos, trabalhador da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, é o cabeça-de-lista da CDU à Assembleia Municipal de VRSA.
Depois de ter anunciado, ainda em Março, que a candidata à Câmara Municipal será Lígia Martins, a Coligação Democrática Unitária, que junta o PCP e Os Verdes, divulga agora o nome de Miguel Veloso, que considera ser «um rosto de confiança e disponibilidade para o trabalho autárquico».
Nascido em Lagos, filho do arquiteto José Veloso, o candidato estudou no Colégio Gil Eanes, em Lagos, e no Liceu de Portimão, vivendo, desde 1980, em Vila Real de Santo António.
No Verão de 1974, Miguel Veloso participou na primeira “campanha de alfabetização e educação sanitária” organizada pela “comissão pró-UNEP” (União Nacional dos Estudantes Portugueses), sob o lema “unidade estudantil com o povo trabalhador”, numa brigada, durante mês e meio, na aldeia de Lagoaça, em Trás-os-Montes.
No Verão de 1975, em solidariedade com a Reforma Agrária, colaborou em várias atividades agrícolas na UCP de Casebres.
Até Setembro de 1976, participou com a Equipa de Apoio Local de Lagos no desenvolvimento de várias iniciativas de dinamização cultural e de alfabetização integradas no processo SAAL (de cujo projeto na Meia Praia o seu pai foi responsável) e nos programas do MFA.
De Abril de 1980 a Janeiro de 1986, foi o técnico residente no Gabinete Técnico da Operação Sertão/Monte Gordo, que interveio no bairro de barracas onde viviam os pescadores.
Foi responsável pela escola de vela do Clube Náutico do Guadiana e é membro da direção da Associação Naval do Guadiana.
Miguel Veloso é militante do PCP.
A CDU, que considera ser «voz imprescindível na AM de VRSA», afirma que a sua intervenção se pauta «pela seriedade e compromisso com os interesses» de Vila Real de Santo António e da sua população.