A ilha da Armona, no concelho de Olhão, vai receber mais de 200 voluntários na “Operação Praia Limpa 2025”, ação de limpeza costeira e subaquática marcada para a manhã desta segunda-feira, dia 28 de abril, das 8h30 às 12h30.
A iniciativa de responsabilidade ambiental dedicada à limpeza das zonas costeiras e subaquáticas da região, que desde 2017 já recolheu mais de 8 toneladas de lixo marinho das praias algarvias, é promovida pelo Zoomarine.
Este ano, a ação terá lugar na ilha da Armona, em pleno coração da Ria Formosa, contando com a participação de cerca de 220 voluntários, entre os quais mais de 180 alunos e 21 professores dos agrupamentos escolares do concelho de Olhão, bem como estudantes da Universidade do Algarve (UALG V+).
A par da limpeza terrestre, a operação contará também com uma componente subaquática, levada a cabo por mergulhadores do CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, com apoio logístico de embarcações da Marinha Portuguesa – Departamento Marítimo do Sul.
O objetivo da ação passa por remover resíduos e detritos acumulados tanto na praia como nos fundos marinhos, «contribuindo para a proteção dos ecossistemas da Ria Formosa, um dos mais importantes santuários naturais do país».
Desde 2017, a “Operação Praia Limpa” já permitiu recolher mais de 8 toneladas de lixo marinho em diversas praias do Algarve.
Este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, ALGAR, AMBIOLHÃO, ICNF Algarve, VisitAlgarve, CCMAR, UALG V+ e Marinha Portuguesa, a iniciativa «renova o seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental, através do envolvimento ativo da comunidade».