A Paixão de Cristo – Via Sacra ao Vivo, considerado o maior evento do género a sul do Tejo, vai decorrer já este domingo, 13, às 21h00, na vila de Pêra, concelho de Silves, com início no Largo 25 de Abril.
Realizada bianualmente, com o objetivo de recriar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, a Paixão de Cristo – Via Sacra ao Vivo «só é possível graças à colaboração de cerca de 200 voluntários de várias idades», refere a Câmara de Silves, em comunicado.
Com cerca de duas horas de duração e pouco mais de 1 quilómetro de percurso, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo são recriados em 10 cenas, ao longo das ruas da vila de Pêra, iniciando-se com a “Última Ceia” e terminando com a recriação da “Ressurreição”.
Mais de 2.500 visitantes participam, habitualmente, nesta ação que teve início em 2005, deslocando-se ao concelho de Silves em tempo de Quaresma para viver a Via Sacra ao Vivo em espírito de oração e peregrinação.

Este evento, «marcante e único no Algarve», realça a Câmara de Silves, não tem fins lucrativos e é aberto a toda a população.
O município de Silves volta a ser parceiro da iniciativa, garantindo apoio financeiro e a disponibilização das estruturas e equipamentos logísticos essenciais para a realização do evento.
A organização cabe à Comissão de Festas da Paróquia de Pêra, Centro Paroquial de Pêra (IPSS) e Paróquia do Divino Espírito Santo, com o apoio da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra e patrocínio do Crédito Agrícola Terras do Arade e algumas entidades anónimas locais.