O escritor Luís Barriga vai lançar o conto “Era Uma Vez a Festa da Pinha”, com ilustrações da artista farense Ana Paula Almeida, que pretende preservar a memória da origem da festa mais popular da aldeia de Estoi, no concelho de Faro.
O livro será apresentado este sábado, dia 26 de Abril, às 16h00, na sede da União de Freguesias em Estoi.
«Desde que iniciei a minha atividade literária, tenho-me dedicado a conhecer a origem da atual Festa da Pinha, a nossa mais tradicional manifestação cultural e momento de união de todos os estoienses de coração», refere o autor.
Dessa vontade, surgiu o conto “Era Uma Vez a Festa da Pinha”, editado pela Arandis Editora, que Luís Barriga dedica aos seus conterrâneos e à aldeia.

«Com ele passo o testemunho ao meu neto, para que a memória não se apague», assinala o escritor estoiense.
O conto, localizado em Estoi e em tempos de pandemia, «apresenta um grupo de crianças, atentas e participativas, ao redor do seu avô, que lhes vai descrevendo a origem lendária da Festa da Pinha», descreve Adriana Nogueira, ex-diretora regional de Cultura do Algarve.