O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa a Loulé para a sua 7.ª edição, entre 13 e 15 de abril.
Com direção artística de João Mogo, o evento, organizado pela Casa da Cultura de Loulé, em parceria com o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e o Cineteatro Louletano, oferece atividades para todos os instrumentos de metal: trompete, trompa, trombone e tuba.
A programação inclui masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates e exposições, contando com artistas nacionais e internacionais de renome.
Entre os destaques, estão os KOLIZIO, ensemble finlandês de metais que se estreia em Portugal, no dia 13 de abril, e o Quinteto de Metais 100 Caminhos, que atua no dia 14 de abril.
As masterclasses serão ministradas por músicos como Pasi Pirinen, João Moreira, Valtteri Malmivirta, Hugo Assunção, Luís Vieira e Sérgio Carolino.
A grande novidade desta edição será o “Brass Ensemble Reunion”, um concerto que reunirá diferentes formações de metais, envolvendo alunos de várias escolas do país.
A Orquestra do Algarve apoia este projeto «por reconhecer a sua importância no desenvolvimento de instrumentistas de metal em Portugal, bem como no enriquecimento da região do Algarve em termos de oferta musical e formação de novos músicos».
O FITA tem como missão formar e valorizar jovens músicos, promover o intercâmbio pedagógico e projetar Loulé como um polo de excelência para instrumentos de metal.