O economista e investigador José Gusmão vai ser, pela terceira vez seguida, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo de Faro às Legislativas, no ato eleitoral marcado para 18 de Maio, com o objetivo de recuperar o mandato perdido em 2022.
A docente Sandra Moutinho será a número 2 da lista, seguindo-se o professor e antigo deputado João Vasconcelos e a enfermeira e dirigente sindical Guadalupe Simões, segundo a informação divulgada pela comissão coordenadora distrital do partido.
Na apresentação da candidatura, José Gusmão afirmou, citado em comunicado, que «a precariedade e a sazonalidade que caracteriza o emprego no Algarve cria um regime com os salários mais baixos do país».
«Se juntarmos esses salários com os preços de habitação mais altos do país a seguir a Lisboa, o que temos é uma região em que poucos conseguem ficar», alertou.
O Algarve, prosseguiu José Gusmão, «tem potencial para setores muito mais promissores, incluindo nas indústrias da transição energética», o que pressupõe «que a região consiga ficar com uma parte muito mais substancial dos profissionais que forma» e «exige ainda que o futuro Governo desbloqueie os inúmeros investimentos sucessivamente adiados».
O cabeça de lista do BE, que falhou a eleição pelo Algarve nas Legislativas de 2022 e 2024, estabeleceu ainda como meta a recuperação de um deputado à esquerda para o próximo Parlamento.
«O Bloco foi, de longe, a força política à esquerda que esteve mais próxima de concretizar esse objetivo nas últimas eleições», recordou, sublinhando que essa possibilidade pode acontecer «à custa da extrema-direita».
João Afonso, 56 anos, professor e ativista pelos profissionais de Educação e na defesa da escola pública, de Albufeira, é o mandatário da candidatura. Os mandatários da Juventude são Diana Lourenço, 21 anos, estudante universitária, e João Costeira, 27 anos, estudante Universitário de mestrado em Psicologia da Educação.
Lista de candidatos do BE pelo círculo de Faro:
EFETIVOS
- José Gusmão, 48 anos, economista e investigador.
- Sandra Moutinho, 47 anos, professora e investigadora
- João Vasconcelos, 69 anos, professor
- Maria Guadalupe Simões (independente), 59 anos, enfermeira e dirigente sindical
- José Moreira, 57 anos, professor universitário
- Stéphanie Jordão (independente), 38 anos, assistente operacional
- Sebastião Pires, 68 anos, gerente imobiliário
- Carla Ramalho, 53 anos, delegada sindical
- Inês Silva Morgado (independente), 33 anos, arquiteta paisagista
SUPLENTES
- Jorge Ramos, 62 anos, engenheiro de telecomunicações
- Tatiana Caldeirinha, 40 anos, técnica de recursos humanos
- Maria Celeste dos Santos, 61 anos, professora
- David Berrueco, 32 anos, psicólogo clínico e da saúde
- Teresa Fernandes, 33 anos, professora