Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Laboratórios, zona de escritórios, para 15 empresas e um objetivo muito concreto: impulsionar a economia local e regional ligada ao mar. A obra do futuro HUB Azul do Algarve, que ficará localizado no Porto de Pesca de Olhão, começou esta sexta-feira, 4 de Abril.

O HUB, com aproximadamente 2000 metros quadrados (m2), em 800 m2 de implantação, é constituído por um consórcio, composto pelo Município de Olhão, a Universidade do Algarve, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Docapesca e o S2AQUAcoLAB – Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente.

O espaço terá laboratórios, zona de escritórios e de apoio e funcionará como um laboratório vivo para o desenvolvimento de serviços, produtos e tecnologias nas áreas da biotecnologia, aquacultura e indústria alimentar, incluindo novas tecnologias e robótica, assim como valorização de recursos marinhos. 

festival do marisco de olhao

Sul Informação

Estima-se uma capacidade para incubação e instalação de 15 empresas e cerca de 90 postos de trabalho, sobretudo emprego qualificado, que fará crescer e impulsionar a economia local e regional ligada ao mar.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades regionais, como o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Faias, o presidente da direção do S2AQUAcoLAB, Pedro Pousão, assim como elementos do Fundo Azul, representantes da comunidade científica e empresários do setor marítimo.

O HUB Azul do Algarve resultará da requalificação e ampliação de um edifício na área portuária de Olhão. Esta infraestrutura proporcionará um ambiente propício à investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras, promovendo a colaboração entre empresas, instituições de ensino e centros de investigação.​

«Espera-se que o HUB Azul contribua significativamente para o crescimento económico da região, criando novas oportunidades de emprego e reforçando a competitividade do Algarve no setor marítimo. Além disso, a iniciativa alinha-se com as estratégias nacionais de valorização dos recursos oceânicos e promoção da economia azul», disse António Miguel Pina, presidente da Câmara de Olhão.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Antiga Fábrica BelaOlhão (6)

Antiga fábrica BelaOlhão vendida para dar lugar a empreendimento turístico e residencial

Olhão Baixa_CR (1)

Olhão vai ter um Bairro Comercial Digital “com Alma”

2024-07-30 - Assinatura Protocolo-18

Parque de Inovação e Tecnologia do Algarve vai nascer em Pechão