Filomena Sintra passa a ser a presidente da Câmara de Castro Marim, após Francisco Augusto Caimoto Amaral cessar funções, esta terça-feira, 29 de Abril.
«Ao fim de 32 anos à frente dos Municípios de Alcoutim e de Castro Marim, chegou a hora de abrandar esta missão tão absorvente, tão aliciante e tão gratificante», refere o médico numa mensagem tornada pública hoje, frisando que deu sempre o seu melhor enquanto esteve à frente do executivo.
«A Filomena Sintra, o João Pereira e a restante equipa irão continuar este trabalho de melhorar a vida de quem aqui viver. Pessoalmente, continuarei a dar o meu contributo voluntário como médico e a ser uma presença assídua nas instalações do Município, como vontade manifestada pela Filomena Sintra», remata Francisco Amaral.
«Francisco Amaral, reconhecido por ser um presidente muito próximo da população, sobretudo as mais carenciadas, em dois concelhos distantes e esquecidos do centro de decisão, teve a responsável iniciativa de ajudar as pessoas durante mais de 30 anos. Há diversos exemplos, como o facto de ter atendido habitantes no seu próprio gabinete de presidência, nos centros de saúde e nas próprias habitações. Neste momento, continua a colaborar como voluntário, no anteriormente denominado Centro Hospital Universitário do Algarve», lê-se na nota da AD enviada às redações.
Em comunicado enviado esta tarde às redações, Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, elogia Francisco Amaral e considera que o médico é «um gigante do serviço público que tem o respeito e a admiração das pessoas».
«Os partidos são melhores quando têm pessoas assim e a sociedade também é melhor», acrescenta, reforçando que é «sempre triste o momento da saída, mas é uma alegria que seja com um percurso tão notável. Os algarvios agradecem».
Na opinião de Cristóvão Norte, Filomena Sintra «tem tudo para ser uma grande presidente» pois «sabe como se faz, tem experiência, um projeto, determinação e capacidade».
«É mais que merecido. Junta razão e coração», considera.
Francisco Augusto Caimoto Amaral nasceu em Alcoutim, em 1955.
Licenciado em Medicina desde 1981 pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim entre 2013 e 2025, acumula uma carreira médica e política ao serviço do país, com mais de 30 anos de medicina e de poder local em Alcoutim e Castro Marim, tendo sido o autarca no ativo com mais anos à frente de uma Câmara Municipal.
Do seu currículo fazem parte o cargo de médico de família no Centro de Saúde de Alcoutim, entre 1982 e 1993. Atualmente, e desde 1999, é médico voluntário no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Faro. Em 1993, foi eleito presidente da Câmara de Alcoutim pelo Partido Social Democrata, tendo sido aqui reeleito por mais quatro mandatos (1997, 2001, 2005 e 2009, até 2013).
Candidatou-se depois a Castro Marim, exercendo até ao último ano do seu último mandato, em 2025.
Em 2006, foi distinguido pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito. Foi deputado da Assembleia da República, membro do Comité das Regiões da Europa, membro do Conselho de Administração da AMAL – Associação de Municípios do Algarve, administrador da empresa Águas do Algarve e administrador da empresa Algar.
Foi membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, membro do Conselho de Administração da Comunidade Intermunicipal do Algarve, dirigente da Associação ODIANA, presidente da Eurocidade do Guadiana, presidente da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos, presidente da Assembleia Geral do Grupo Desportivo de Alcoutim e presidente da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António, além de ter sido assistente na Faculdade de Medicina do Algarve.
Foto: Mariana Carriço | Sul Informação
Atualizado às 19h58, acrescentando as declarações de Cristóvão Norte
Obrigado por fazer parte desta missão!