O Município de Albufeira assinalou o Dia Internacional da Terra, a 22 de Abril, com uma sessão de sensibilização ambiental dinamizada pelo compositor português Filipe Pinto.
A iniciativa “AmbientAÇÃO” foi promovida em parceria com a Betweien – uma entidade com quem o Município de Albufeira tem colaborado em algumas ocasiões –, e teve como objetivo «alertar os mais jovens para a necessidade de adotar comportamentos responsáveis do ponto de vista ambiental».
A sessão começou com um momento musical, ao qual se seguiram várias rondas de diálogo com o público sobre as causas das alterações climáticas.
Ao longo do evento, foram lançados apelos para que os alunos reflitam sobre as suas práticas de consumo, com o objetivo de identificar potenciais mudanças que possam estar ao alcance de todos.
Para isso, o músico alertou para a necessidade de refletir sobre comportamentos individuais, e partilhou o exemplo dos materiais envolvidos no consumo de uma refeição de fast-food, para ilustrar a importância de promover alterações aos padrões de consumo.
Durante a sessão, o público foi várias vezes chamado a participar em atividades em cima do palco.

«Através de pequenos concursos em formato quizz, foi ainda possível desmistificar algumas questões associadas ao tema, desde a separação do lixo até ao consumo excessivo de água», salienta a autarquia.
O evento aconteceu no Auditório Municipal de Albufeira e juntou centenas de jovens de vários níveis de ensino.
No local, estiveram presentes turmas da Escola Secundária de Albufeira, das EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita, Prof.a Diamantina Negrão e D. Martim Fernandes, bem como das Escolas Básicas da Guia e de Ferreiras.
Filipe Pinto conta já com vários álbuns editados e tem trabalhado de forma contínua em ações de sensibilização ambiental direcionadas às faixas etárias mais jovens. Após vencer o concurso televisivo “Ídolos”, em 2010, Filipe Pinto tem passado por várias cidades no âmbito do projeto “AmbientAÇÃO”, desenvolvido em conjunto com a Betweien.



