O nome de Fernando Barata vai ser atribuído oficialmente ao Estádio Municipal de Albufeira esta sexta-feira, dia 25 de Abril, «numa homenagem sentida e justa» ao antigo empresário hoteleiro e personalidade do futebol algarvio, falecido em 2022.
«Albufeira vai eternizar a memória de um dos maiores nomes no desporto e no turismo», numa cerimónia marcada para as 11h30, anunciou, em comunicado, o Grupo BarataHotels.
Fernando Barata, falecido em 2022, «foi um homem apaixonado pelo Desporto e pelo Turismo» que «deixou uma marca indelével em duas instituições desportivas da região», recorda o grupo empresarial fundado pelo próprio.
Liderou o Sporting Clube Farense entre 1981 e 1988, com «anos de grandes desafios e conquistas», e mais tarde, de 1996 a 2007, o Imortal Desportivo Clube, de Albufeira, «onde continuou a mostrar a sua dedicação incondicional ao futebol e à comunidade»,
A cerimónia, que terá lugar na Rua do Estádio, em Albufeira, contará com a presença de familiares, antigos dirigentes, atletas, amigos e entidades oficiais, «num momento de emoção e reconhecimento por tudo o que Fernando Barata fez em prol do desporto e da identidade local».
O Grupo BarataHotels convida toda a população a associar-se a esta homenagem, «para juntos celebrarmos a vida, o legado e o nome de um homem que sempre viveu de coração entregue ao desporto e à sua terra».
Fernando Barata, natural de Ponte de Sôr, morreu no dia 4 de Março de 2022, aos 84 anos, vítima de doença prolongada.