A primeira Feira de Enoturismo do Algarve, que se realizou na segunda-feira, dia 7, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, foi «um importante momento de afirmação da região como destino vínico de referência», considerou a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), que promoveu o evento em parceria com o projeto Algarve Wine Tourism.
O evento contou com a presença de vários profissionais ligados ao turismo e ao setor vitivinícola, «que tiveram oportunidade de conhecer, num só espaço, a diversidade e riqueza da oferta enoturística do Algarve».
Marcaram presença no evento 18 produtores, que «representaram a pluralidade do setor e reforçando a identidade vínica da região», nomeadamente Cabrita Wines, Quinta da Penina, Quinta dos Sentidos, Al-Lagar by Casa Santos Lima, Villa Alvor, Quinta dos Capinhas, Vinhas de Nexe, Quinta da Tôr, Arvad Wines, Falésia Wines, Quinta do Francês, Quinta do Canhoto, Paxá Wines, João Clara, Morgado do Quintão, Monte dos Salicos, Quinta dos Vales e Herdade Barranco do Vale.
«Durante uma tarde de networking e partilha, os participantes puderam contactar diretamente com os produtores da Rota dos Vinhos do Algarve, descobrir experiências vínicas autênticas e explorar oportunidades de colaboração para dinamizar o enoturismo no território algarvio», descrevem os organizadores.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, «esta iniciativa marcou também um novo passo na estratégia de promoção integrada da região».
«A CVA reforça assim o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do enoturismo e com a valorização dos vinhos algarvios, convidando todos a descobrir, ao longo do ano, os sabores, paisagens e histórias que fazem da Rota dos Vinhos do Algarve uma proposta única no panorama nacional», concluíram.