“+ Água, + Futuro” é o tema do colóquio que vai decorrer a 2 de Maio, na Ovibeja, em Beja, e que vai debater os desafios da água e do regadio no atual contexto geopolítico.
O colóquio, organizado pela Federação Nacional dos Regantes de Portugal (FENAREG), no âmbito da sua visão sobre a necessidade de assegurar a «resiliência hídrica nacional», vai contar com a presença dos ministros do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas.
O objetivo é, segundo a FENAREG, «contribuir para um melhor esclarecimento dos atuais desafios geopolíticos e seus respetivos impactos na estratégia da água e na agricultura».
O debate faz também parte do ciclo de conferências que a Federação levará a cabo este ano, para assinalar o seu 20º aniversário.
“+ Água, + Futuro” terá lugar na Ovibeja, a partir das 14h30 do dia 2 de Maio, no auditório NERBE. À ministra do Ambiente, caberá a abertura e, ao ministro da Agricultura e Pescas, o fecho.
Neste colóquio, serão ainda realizadas três apresentações.
O coronel Carlos Mendes Dias, especialista em geoestratégia, irá debruçar-se sobre a “Estratégia Geopolítica atual – impactos”. José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), irá falar da “Água como Elemento Estratégico – Um Olhar sobre a Convenção de Albufeira”.
Já a intervenção de Álvaro Mendonça Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), será subordinada ao tema “Os desafios que se colocam à agricultura no atual contexto geopolítico”.
No fim, haverá tempo para debate.
A Ovibeja decorre entre 30 de Abril a 4 de Maio e vai discutir «o papel central da agricultura na economia global, segurança alimentar e preservação ambiental».
Segundo a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, promotora do certame, «+ Agricultura + Futuro: Um pilar para a Inovação e Sustentabilidade na Agricultura» será o tema desta 41ª edição.
Os promotores acrescentam que a Ovibeja pretende «posicionar a agricultura como um campo promissor e alinhado com os desafios do futuro, incentivando jovens profissionais e empreendedores a abraçar os desafios e as oportunidades do setor».
O programa do evento, que todos os anos recebe cerca de 200 mil visitantes, vai incluir, além de debates e conversas, concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais e comércio.
Espetáculos musicais, restaurantes, espaços de comes e bebes com produtos regionais, ‘street food’ e bares são outras das vertentes do certame, que costuma ter mais de mil expositores.
Este ano, Bárbara Bandeira, Bandidos do Cante, Slow J ou Miguel Araújo são alguns dos artistas da banda sonora desta feira agropecuária.
A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública com âmbito nacional, fundada em 2005, com a missão de defender e promover o desenvolvimento sustentado e a competitividade do regadio.
A FENAREG representa o setor do regadio a nível nacional nas instituições nacionais e internacionais dedicadas à gestão da água para rega, congregando os interesses dos vários interlocutores das atividades ligadas à água, à sua gestão e à interligação com a agricultura e o mundo rural.
A FENAREG agrega 36 associados que representam mais de 28 mil agricultores regantes, que significam mais de 98% do regadio organizado nacional.
Obrigado por fazer parte desta missão!