A Câmara de Vila Real de Santo António decidiu, após o apagão desta segunda-feira, 28 de Abril, avançar com a elaboração de um Plano Municipal de Prevenção e Resposta a Incidentes.
«Este instrumento estratégico será desenvolvido com o envolvimento de todos os agentes locais e técnicos especializados, com o objetivo de garantir uma resposta ainda mais célere e segura perante qualquer eventualidade futura», explica a autarquia numa nota envida hoje.
De acordo com o Município, Vila Real de Santo António respondeu ao apagão com «serenidade, prontidão e solidariedade» e, desde a primeira hora, os serviços municipais, Bombeiros, Proteção Civil, forças de segurança e profissionais de saúde estiveram no terreno, com coordenação exemplar e sentido de missão».
Aos munícipes, a autarquia agradece a «forma como enfrentam as dificuldades com calma, responsabilidade e espírito de entreajuda».
«Foi esse comportamento coletivo que permitiu uma resposta eficaz e articulada», realça o Município de VRSA, que, ao longo do dia, manteve contacto direto com as Juntas de Freguesia, escolas, IPSS e autoridades nacionais, «garantindo uma linha de comunicação permanente e apoio logístico às situações mais sensíveis».
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António afirma que continuará a trabalhar com proximidade, responsabilidade e visão, sempre com o objetivo de «proteger a comunidade».