O livro “Gineceu”, da escritora Clara Andrade, venceu o Prémio Literário João da Silva Correia de 2024, atribuído pela Câmara Municipal de São João da Madeira, que valorizou a mensagem poética da autora sobre “a afirmação plena da Mulher”.
Vivendo no Algarve desde 1988, Clara Andrade foi durante anos professora do ensino secundário, sendo agora responsável pela Biblioteca Municipal de Lagoa, desde 1996.
O Prémio Literário João da Silva Correia evoca o autor do romance “Unhas Negras”, tendo como prémio a publicação, na editora Âncora, da obra selecionada, mediante a comparticipação dos respetivos custos editoriais, até ao montante máximo de 3.000 euros.
A autora adiantou ao Sul Informação que o livro “Gineceu” será editado em Junho próximo.
Segundo a organização, a obra vencedora foi escolhida entre “215 originais de poesia oriundos de diversas localidades de Portugal e de países como Brasil, Moçambique, Angola, França, Argentina, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Espanha”.
“O júri decidiu premiar ‘Gineceu’ considerando que se trata de um livro com rigor e coerência na força da sua linguagem poética e que alude a temas feministas bem atuais”, justifica a organização.
“A obra denota um conhecimento da poesia, sério e profundo, e uma criatividade acima da média”, acrescenta fonte do júri. “Tem uma mensagem claramente centrada na afirmação plena da Mulher (…), contra todas as desigualdades e discriminações. Contudo, não é de forma alguma uma obra panfletária, refletindo, pelo contrário, um halo de serenidade e determinada afirmação”, defende.
Clara Andrade reconhece que os seus versos são “quadros sobre a vida e o sentir das mulheres em diferentes tempos e contextos – talvez pequenas histórias encadeadas poeticamente e que, no seu conjunto, constituem uma única história: a das mulheres”.
Natural de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, onde nasceu em 1962, Clara Andrade começou por licenciar-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e atualmente frequenta o mestrado em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Além de bibliotecária em Lagoa, é coordenadora, na biblioteca, do Clube de Leitura. Pinta, lê e escreve. Participa em exposições coletivas e individuais.
Clara Andrade foi coautora do livro “Cinco anos de leituras partilhadas”, em 2009, ganhou o Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo, em 2021, , com o conto E sobre tudo, as Camélias, publicado pela editora On y va numa antologia.
Fez parte da antologia “Novos Contos de Lagoa”, em 2023, o mesmo ano em que publicou o seu primeiro livro de poesia a título individual, “Areia”.
Recebeu menções honrosas no Prémio Literário Hernâni Cidade e no Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes.