O ciclista algarvio Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) garantiu este domingo a vitória na Taça de Portugal de estrada de 2025, após ter sido 3º classificado no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto, quarta e última prova do circuito.
Na Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital, Alexis Guerin (Anicolor-Tien 21), ciclista francês de 32 anos em ano de estreia em Portugal, cortou a meta ao fim de 3h33m54s, quatro segundos antes de Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 2º classificado, e de Emanuel Duarte, natural de Portimão.
A viagem de 151,2 quilómetros que marcou o final da Taça de Portugal de estrada de elite e sub-23 arrancou da Figueira da Foz e os ataques não tardaram após a partida real.
José Bicho (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) e José Dias (Aviludo-Louletano-Loulé) estiveram no grupo de 9 ciclistas que se formou e esteve na frente, antes de se separar e ganhar novos integrantes, entretanto saídos do pelotão.
Com o aproximar do final da corrida, as movimentações na frente de corrida e a dureza da prova fizeram a seleção natural e resistiram apenas cinco, entre eles Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense).
Destes, só Guerin aguentou até ao fim, cortando a meta com uma ligeira vantagem sobre Tivani e Emanuel Duarte.
Nas contas finais da Taça de Portugal de Elites, o portimonense Emanuel Duarte garantiu então a conquista, somando um total de 210 pontos.
Nicolás Tivani subiu ao 2º lugar, com 202 pontos, e Fábio Costa (Anicolor-Tien21), líder à entrada para esta última prova pontuável, caiu para o 3º lugar, com 160 pontos, depois de ter sido 16º na corrida.