Os agentes culturais do Algarve já se podem candidatar ao programa de apoio a iniciativas culturais regionais de caráter não profissional aprovado pelo Conselho Diretivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
Ao abrigo deste programa, a CCDR, que integrou a entretanto extinta Direção Regional de Cultura do Algarve, pretende investir 175.000 euros no tecido cultural durante o ano de 2025.
Até 19 de Maio, está aberto o período de candidaturas ao Programa de Apoio a iniciativas culturais de caráter não profissional, nas áreas “Criação/Produção” e “Programação/Circulação”, devendo os interessados «manifestar, preferencialmente, uma relação com os contributos da cultura para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030», segundo a CCDR.
Podem apresentar candidaturas todos os agentes culturais sediados na região do Algarve, entidades coletivas sem fins lucrativos, de caráter não profissional, formalmente constituídas à data da abertura das candidaturas e, que no ano civil a que respeita a candidatura, não beneficiem dos apoios sustentados (bienais ou quadrienais) da tutela da Cultura.
Nesta edição, as candidaturas às tipologias de apoio à Criação/Produção e à Programação/Circulação serão submetidas exclusivamente através dos Serviços Online da CCDR, mediante criação de utilizador.
O aviso e os documentos necessários para a formalização da candidatura podem ser consultados e obtidos aqui.