Muitas caminhadas, mas também atividades educativas para famílias, jogos, passeios de descoberta de borboletas e outros insetos e de aves, workshops e uma conversa com o realizador de documentário sobre vida selvagem Daniel Pinheiro estão à espera de quem visitar a aldeia do Ameixial, entre os dia 24 e 27 de Abril.
O Festival de Caminhadas de Ameixial (WFA) está de volta para mais uma edição, onde além de celebrar as caminhadas e o contacto com a natureza, volta a focar-se na cultura local, nomeadamente a Escrita do Sudoeste.
Segundo a Cooperativa QRER, que promove o festival, entre «os momentos especiais de interpretação, sensibilização e aprendizagem relacionados com vários elementos do património natural» que fazem parte do programa, destaca-se a rubrica “Conversas com…”, na tarde do dia 26, «que este ano conta com a participação de Daniel Pinheiro, produtor e realizador de documentários de Vida Selvagem em Portugal, sendo o mais recente “Portugal, uma história natural”».
«Daniel Pinheiro é Mestre em Wildlife Documentary Production pela Universidade de Salford, Inglaterra, fotografo e fundador da Wildstep Productions, produtora independente especializada em História Natural e Ambiente com o objetivo de levar ao grande público a Arte, Ciência e Conservação», descreve a QRER.
Nesta conversa, «os participantes além de terem oportunidade de conhecer um pouco da vasta experiência do convidado e das suas viagens pelo mundo, poderão aprender mais sobre a enorme riqueza natural do nosso país».
«Poderão ainda ficar a saber como funciona a arte de fotografar e filmar os diferentes elementos da natureza, os cuidados necessários, bem como vários aspetos relacionados com a conservação deste património. Para melhor ilustrar o seu trabalho e admirar a bela biodiversidade da nossa região, haverá também lugar à projeção de um dos seus documentários», acrescentou a organização.

Quanto à demais oferta, pode ser consultada no programa do WFA, que já está disponível online e pode ser consultado aqui.
As inscrições nas atividades, algumas das quais têm vagas limitadas, também já estão abertas e podem ser realizadas seguindo este link.
Tal como em anos anteriores, a organização do WFA conta com o apoio do Município de Loulé que irá disponibilizar transporte gratuito entre Loulé e o Ameixial. Haverá uma zona de acampamento livre (sendo necessário levar a própria tenda) e ainda espaço de Glamping, numa parceria já recorrente com a Domo Camp Portugal. Para esta experiência, os interessados podem consultar as opções aqui.
O Festival de Caminhadas de Ameixial integra a rede Algarve Walking Season, coordenada pela Cooperativa QRER. Conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia do Ameixial, Visacar, Decathlon, Ana Aeroportos e a parceria de numerosas empresas de animação turística, de guias e associações que gentilmente colaboram na realização das dezenas de atividades programadas.
O festival é promovido pela Cooperativa QRER e coorganizado pela Proactivetur e pelo Projeto Estela.
Obrigado por fazer parte desta missão!