Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de Loulé manifestou o seu «mais profundo pesar» pela morte de João Cravinho, histórico antigo ministro socialista que morreu esta quarta-feira, 16 de Abril, e que tinha raízes na aldeia de Alte.

A autarquia recorda que João Cravinho «era munícipe do concelho de Loulé, mantendo fortes laços a este território».

Nascido a 19 de Setembro de 1936, em Angola, passou a infância na freguesia de Alte, iniciando deste modo a sua ligação a este concelho algarvio.

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Concluiu a sua licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico. Posteriormente fez estudos de Economia em Yale e Oxford. Do seu extenso currículo político, nomeadamente como militante do Partido Socialista, destaca-se a sua participação no IV Governo Provisório, enquanto ministro da Indústria e da Tecnologia (1975), a sua ação enquanto deputado da Assembleia da República nos anos 80 e 90, e enquanto deputado do Parlamento Europeu de 1989 a 1994», diz a autarquia.

«Nos finais dos anos 80 foi consultor da Comissão Europeia da OCDE e da UNESCO. Foi também ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território no Governo chefiado por António Guterres (1995-1999)», acrescenta.

Além da sua carreira política, foi responsável de gabinetes do setor da indústria e docente nas áreas de Economia Industrial e das Relações Externas. Foi autor de vários trabalhos apresentados em seminários, conferências e revistas de especialidade.

«Implicado na luta por um Portugal democrático e comprometido com os ideais do desenvolvimento sustentável, João Cravinho foi ainda uma das vozes mais firmes e consistentes contra a corrupção», considera a Câmara de Loulé.

«Com uma ligação profunda ao concelho de Loulé, destaca-se o seu apoio, enquanto governante, à obra de reabilitação urbana de Alte, que se revestiu de especial importância em termos de criação de infraestruturas de saneamento básico e rede viária e de equipamentos nas áreas do ambiente, turismo, cultura e educação, bem como da requalificação de espaços públicos considerados ex-libris da aldeia», conclui.

Em 2011 foi agraciado pelo Município de Loulé com a Medalha de Mérito – Grau Ouro.

lagos eventos

Também poderá gostar

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Mortágua usa habitação como trunfo para captar eleitores do Chega no Algarve

Hélder Martins - Entrevista Candidato

Hélder Martins: a Cultura que a Câmara de Loulé promove é muito focada na «extrema-esquerda»

Hélder Martins PSD

Hélder Martins apresenta candidatura à Câmara de Loulé na próxima semana