Além da ainda ministra do Ambiente Maria da Graça Carvalho e do atual deputado Cristóvão Norte, a número 3 da lista de candidatos a deputados é a grande aposta da AD – Coligação PSD/CDS pelo círculo eleitoral do Algarve.
Trata-se de Bárbara do Amaral Correia, jovem advogada de 32 anos, de Loulé, que já foi presidente da Juventude Social Democrata (JSD) do Algarve e é agora especialista em direito imobiliário, da construção e do urbanismo, trabalhando num grande escritório de advogados de Lisboa.
A lista da coligação, que agora apenas junta PSD e CDS, inclui dois nomes dos centristas – o seu líder regional, o diretor hoteleiro Rodrigo Borges de Freitas, bem como Isilda Guerreiro, presidente dos centristas louletanos.
Todos os restantes nomes são ligados aos social-democratas, numa lista muito renovada.
Uma das novidades é a posição ocupada pela até agora deputada Ofélia Ramos, que desce da anterior terceira posição para a 8ª, sem possibilidade de ser eleita.
Nota também para o reaparecimento de Gilberto Repolho Viegas, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, e é agora o 6º numa lista que procura ter representatividade de todo o Algarve.
Além de Maria da Graça Carvalho como cabeça-de-lista, que não é algarvia, mas alentejana de Beja, embora tenha feito toda a sua carreira profissional em Lisboa, há ainda outro candidato sem ligações à região algarvia: trata-se de Miguel Santos, de Valongo, atual deputado, presidente da Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação, que, nas Legistativas de 2024, foi eleito pelo círculo de Aveiro e nas quatro anteriores pela do Porto. Agora, talvez por não ter lugar nas outras listas, foi integrado na candidatura pelo Algarve, no 4º posto, teoricamente ainda elegível.
Fonte do PSD/Algarve revelou ao Sul Informação que o objetivo dos social-democratas na região é «vencer» as Eleições Legislativas do próximo dia 18 de Maio.
Nas Legislativas do ano passado, a Aliança Democrática, onde o PSD se coligava com o CDS e com o PPM, foi a terceira força mais votada no círculo eleitoral de Faro, com 22,39% dos votos, mas elegeu os mesmos três deputados que o Chega, que ganhou na região com 27,19%, e o PS, segundo posicionado com 25,46%.
A última vez que o PSD ganhou no Algarve foi nas Legislativas de 2011, quando obteve quatro dos nove deputados algarvios.
Quem são os candidatos a deputados da AD no Algarve
Maria da Graça Carvalho – ministra do Ambiente e Energia, professora catedrática do Instituto Superior Técnico
Cristóvão Norte – deputado, licenciado em direito, presidente do PSD/Algarve, Faro
Bárbara do Amaral Correia – advogada, ex presidente da JSD/Algarve, Loulé
Miguel Santos – deputado, presidente da Comissão Parlamentar de Economia, jurista, Valongo
Alexandra Evangelista – licenciada em Direito e técnica superior na função pública, presidente do PSD de Portimão
Gilberto Viegas – Engenheiro, ex presidente da Câmara de Vila do Bispo
Rodrigo Borges de Freitas – diretor hoteleiro, presidente do CDS/Algarve, Albufeira
Ofélia Ramos – deputada, ex diretora regional da Segurança Social, Faro
João Campos – recém eleito presidente da JSD/Algarve, Lagos
Carlos Baía – vereador da Câmara de Faro, TSD
Paula Carrusca – inspetora da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, vice presidente do PSD de Alcoutim
Isilda Guerreiro – presidente da Concelhia do CDS de Loulé
António Andrade – engenheiro geográfico, presidente do PSD de Olhão
Rui Silva – diretor de Qualidade e Inovação de empresa de recursos humanos, presidente do PSD de São Brás de Alportel
Obrigado por fazer parte desta missão!