«Uma caixa de afetos que quer marcar para o resto da vida o nascimento das crianças de Castro Marim e levar-lhes um sentimento de pertença». É assim que Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara de Castro Marim, descreve a Baby Box, «uma medida pioneira de apoio à natalidade», apresentada na quarta-feira, 23 de Março.
Inspirada no modelo finlandês, esta caixa, concebida pela agência de comunicação Descomunal, liderada pela empresária algarvia Marta Aragão, contém artigos para os primeiros tempos de vida, que vão desde o lençol bordado à mão com a imagem da cegonha São e dos seus amigos flamingos, a uma almofada, gorro, babygrow, um caderno para as primeiras memórias, entre outras coisas.
«Esta é uma caixa de boas-vindas para todas as crianças e é um apoio diferenciado para todos, com esta ligação aos valores da terra. Pensámos nesta iniciativa mais pelo reforço da identidade local. Nós queremos que as crianças mantenham sempre o seu vínculo aos valores da nossa terra, independentemente da criança viver aqui a vida toda ou não», explicou Filomena Sintra em declarações ao Sul Informação.
Inserida na campanha “Castro Marim Cuida de Si”, a Baby Box é uma das grandes novidades do Plano de Ação Social do concelho, que contempla muitas outras áreas, apresentadas à comunidade na semana passada.

Na saúde e bem-estar, a autarquia destaca os transportes gratuitos para os serviços de saúde, o programa antitabágico e o apoio psicológico disponibilizado, sem qualquer custo, a quem quer deixar de fumar, ou a promoção de um estilo de vida saudável.
Na habitação, o Município frisa a estratégia local que prevê a construção de 90 novas casas, o apoio a pequenas obras, os incentivos fiscais no IMI, ou o apoio ao arrendamento (para quem tem contrato) e pequenas obras.
Na área da juventude e educação, será prestado apoio ao empreendedorismo e atribuídas bolsas de estudo, mérito e investigação, bem como disponibilizado acompanhamento familiar na educação e formação dos jovens.
Já no apoio social e familiar, a grande novidade é que o Cartão do Idoso passa a chamar-se “Cartão Social” e a chegar a mais pessoas, apoiando a aquisição de próteses dentárias, aparelhos auditivos, óculos e operação às cataratas, bem como medicamentos e tratamentos diversos, consoante o Indexante Social de Apoio.
«Este plano é uma forma de regular e demonstrar que estamos a trabalhar para as pessoas em todas as fases da sua vida, sempre que precisem de um apoio público, quer material quer mais estrutural. Pensámos desde a área da primeira infância à terceira idade, pensámos na habitação, que é um problema que atravessa muitas famílias, e pensámos nos jovens empreendedores, porque precisamos de os ajudar a construir os seus sonhos que iram marcar seguramente o futuro de Castro Marim», esclareceu a vice-presidente, que é também a candidata do PSD à Câmara Municipal deste concelho, nas Eleições Autárquicas do próximo Outono.
A apresentação do programa “Castro Marim Cuida de Si”, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, contou ainda com o lançamento da revista “Educação & Juventude”, um suplemento que terá uma edição especial todos os anos e que pretende «compilar muito daquilo que é a ação» do Município.
Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

Baby Box

Baby Box

Filomena Sintra e Francisco Amaral, atual presidente da Câmara




Filomena Sintra

Baby Box

Revista "Educação & Juventude"
Obrigado por fazer parte desta missão!