O presidente da Câmara Municipal de Aljezur desafiou os cabeças de lista pelo círculo de Faro, dos partidos com assento parlamentar, às próximas eleições Legislativas para se comprometerem com uma solução para a Estrada Nacional (EN) 120, há um mês cortada ao trânsito na zona de Odeceixe.
José Gonçalves pretende que os representantes dos vários partidos se desloquem ao concelho de Aljezur, mais concretamente à freguesia de Odeceixe, para constatarem, no terreno, «a gravidade e urgência da situação da EN 120».
A iniciativa pretende «promover o compromisso político efetivo com uma solução concreta para este problema que afeta, diariamente, a mobilidade, a segurança e o desenvolvimento da região», lê-se, em comunicado divulgado pela autarquia de Aljezur.
Um troço da Estrada Nacional (EN) 120, junto a Odeceixe, no concelho de Aljezur, está cortado desde 19 de Março, devido a abatimento de piso.
No início de Abril, o presidente da Câmara Municipal de Aljezur deixou o alerta para o «problema sério» que o corte representava, por obrigar ao desvio do trânsito por estradas municipais e dentro da vila de Odeceixe, e exigiu uma solução «urgente e definitiva».
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou, pela mesma altura, o lançamento de uma solução para a reposição das condições de circulação, obra que avançaria «com a maior brevidade possível».

«Não se trata apenas de uma estrada em mau estado, trata-se da dignidade e da coesão territorial de uma região que tem sido esquecida. É fundamental que os futuros representantes do Algarve na Assembleia da República assumam publicamente a sua posição e compromisso em relação a esta questão», declara o autarca.
Este desafio surge na sequência de uma posição tomada em reunião de Câmara no passado dia 3 de abril, e da respetiva comunicação pública e institucional enviada entretanto ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministro das Infraestruturas, Infraestruturas de Portugal, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e do Algarve, AMAL, CIM do Alentejo, bem como a várias câmaras municipais e entidades relevantes.
«Com este novo desafio, a autarquia pretende que o debate sobre a EN120 entre, com seriedade, na agenda política nacional e que os candidatos às eleições legislativas demonstrem solidariedade e compromisso com o futuro da região», finaliza a Câmara de Aljezur.