O município de São Brás de Alportel está a convidar a comunidade a celebrar a Revolução dos Cravos, no mês de Abril, com um programa repleto de cultura, memória, arte e participação cívica, que se intensifica esta semana.
A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro está a acolher, desde 7 de Abril e até 2 de Maio, a exposição “Abril a Várias Vozes”, que junta testemunhos de quem viveu a ditadura e perspetivas dos jovens de hoje.
“Quando uma palavra vale mais de mil imagens” é uma exposição documental patente no Cineteatro Jaime Pinto, com curadoria da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve e da Associação Académica de Coimbra.
Já “A Arte ao encontro da Liberdade”, uma mostra de pintura que junta obras de alunos da Escola EB 2,3, estará patente até Julho na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, com inauguração marcada para sábado, dia 26, às 10h30.
A véspera do Dia da Liberdade, quinta-feira, dia 24 de abril, é celebrada no São Brás Cineteatro Jaime Pinto com o espetáculo da Escola de Dança Municipal “Passos de Liberdade”, que sobe ao palco pelas 19h00, e com o concerto de Domingos e Amigos, às 21:30, com entrada gratuita. Os ingressos que podem ser levantados na Galeria Municipal.
Na sexta-feira, dia 25 de Abril, as comemorações começam às 10h00 com a cerimónia protocolar de hastear da bandeira, com a colaboração da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.
Segue-se uma representação artística, com a colaboração do grupo local Carolas, a homenagem aos construtores da democracia, com a apresentação oficial da rua que recebeu o nome de António Chaves Pinto, primeiro presidente da primeira Comissão Administrativa após 25 de Abril de 1974, e a Sessão Solene Comemorativa no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Durante a tarde, no Complexo Municipal de Petanca, terá lugar uma nova edição da Taça Nacional de Localidades em Petanca, iniciativa do município local, com o apoio da Federação Portuguesa de Petanca.
À noite, o espetáculo musical “Mais Abril”, pelo Grupo Cante Andarilho, encerra o dia com música no São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
O programa culmina no dia 30, às 21h30, com a apresentação da peça de teatro “A Caixa”, pela Companhia do Sueste, numa iniciativa organizada pela associação Barro i Cal e que conta com o apoio do município.
As comemorações são organizadas pelo município de São Brás de Alportel, em parceria com escolas, associações locais e a comunidade, sob coordenação da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.