Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Apagão «terá tido origem» fora de Portugal, Governo admite ciberataque

O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão que afeta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema «terá tido origem» fora de Portugal.

«Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha», disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para «o mais rapidamente possível» retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo.

lagos eventos

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial admitiu hoje que o apagão energético que afeta Portugal possa ser devido a um ciberataque, adiantando que está também a afetar Espanha, França e Alemanha.

Em declarações à RTP 3, Manuel Castro Almeida, questionado sobre a possibilidade de se tratar de um ciberataque, respondeu que «há essa possibilidade, mas não está confirmada».

«Há essa possibilidade, de facto», referiu o ministro, salientando que tinha ainda pouca informação e que a que dispunha não era confirmada.

«Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos», referiu Castro Almeida, para quem em causa está uma «coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque».

«Mas é uma informação não confirmada», reiterou.

inframoura
banner desporto portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - Trânsito retomado na EN121 em Beringel após incêndio em camião carregado de madeira

Trânsito retomado na EN121 em Beringel após incêndio em camião carregado de madeira

Sul Informação - Pela primeira vez premiou-se medronho na FACECO e o Monte Vale Doja foi o vencedor

O melhor medronho de Odemira vai estar a concurso na FACECO

Sul Informação - Faro acolhe iniciativa de Solidariedade com a Palestina

Plataforma cívica Algarve pela Palestina volta a manifestar-se, em Faro