Alfaces e favas colhidas, mais alfaces, courgettes, abóboras, pimento e beringelas plantadas. Este foi o resultado da ação de voluntariado desenvolvida por alunos e professores do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, de Lagos, na Horta Solidária do Banco Alimentar Contra a Fome, no Patacão (Faro).
Esta iniciativa, de «forte cariz solidário e educativo», decorreu em três dias, com a participação de cerca de 120 alunos e 11 professores, das turmas 7.º A, 8.º J, CEF T3 de Restaurante/Bar, 10.º B, 11.º A e 11.º B.
Assim, no dia 1 de abril, foi feita a colheita de 130 caixas de alfaces e 20 caixas de favas.
Nos dias 23 e 24 de abril, iniciou-se a plantação da época Primavera/Verão. Foram dispostas no terreno 1200 plantas de courgettes, 200 de abóboras, 9000 alfaces, 1500 pimenteiros e 1000 beringelas.
Todos os produtos cultivados na Horta Solidária serão colhidos pelo Banco Alimentar e distribuídos por instituições da região do Algarve que apoiam famílias em situação de carência alimentar.
Segundo o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, «esta atividade destacou-se pelo envolvimento ativo, responsável e solidário da comunidade escolar, promovendo valores como a entreajuda, a cidadania e a consciência social».
«O compromisso e a cooperação entre alunos, professores e entidades parceiras foram determinantes para o sucesso da atividade e para a concretização dos objetivos definidos», acrescenta.
O Agrupamento agradece ainda à Câmara Municipal de Lagos, que cedeu o transporte para alunos e professores.






