O ciclista algarvio Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) brilhou esta quarta-feira na chegada a Belmonte, no distrito de Castelo Branco, conquistando a 1ª etapa do 13.º Grande Prémio O Jogo e vestindo a “camisola amarela”.
O corredor, natural de Portimão, deu sequência ao bom momento que atravessa e, cerca de semana e meia após ter vencido a Taça de Portugal – circuito de quatro “clássicas” de um dia –, entrou com o pé direito nesta prova, que também venceu no ano passado.
O início da corrida foi agitado, mas só ao quilómetro 38 se deu o primeiro ataque com sucesso, quando um grupo de oito corredores – com Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) e Sérgio Saleiro (Aviludo-Louletano-Loulé) – formou a primeira fuga do dia, que chegou a ter quatro minutos de vantagem face ao pelotão.
Com o decorrer da etapa inaugural do GP O Jogo, essa diferença foi diminuindo, até que, nos derradeiros quilómetros, Francisco Campos e César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados) atacaram a partir da fuga e tentaram chegar sozinhos à meta.
Da dupla, sobrou apenas Francisco Campos, mas o ciclista da formação tavirense acabou mesmo por ser alcançado pelo pelotão nos últimos metros da chegada ao castelo de Belmonte, onde 146 quilómetros a corrida tinha começado.
O corredor portimonense, num grande esforço final, superiorizou-se à concorrência e cortou a meta em 1º, à frente de Artem Nych e Pedro Silva, duo da Anicolor-Tien21 que fechou o pódio.
Emanuel Duarte repete então o bom início do GP O Jogo que já havia tido há um ano – onde também venceu a 1ª etapa – e é 1º classificado na geral individual, com 4s de vantagem sobre Nych, 2º classificado, 10s sobre Pedro Silva, 3º, e 13s sobre Tiago Antunes (Efapel), 4º.
A 2ª tirada da prova liga Mêda a Trancoso em 141,1 quilómetros, incluindo três contagens de montanha.