A manhã começou cinzenta, depois do sol dos últimos dias, mas com motivos para sorrir: depois do apagão de ontem, o Algarve está hoje, 29 de Abril, a regressar à normalidade.
Semáforos a funcionar, escolas e supermercados de portas abertas, hospitais a trabalhar sem terem de usar geradores. A eletricidade está reposta em todo o país e, com ela, Portugal voltou a alguma normalidade.
No Algarve, desde o início da noite de ontem que a luz foi regressando: em Faro, por exemplo, a retoma deu-se perto das 20h45, mas, em Loulé, tal só aconteceu já perto das 21h30.
Quanto a Portimão, foi dos últimos locais a ter eletricidade.
O certo é que, enquanto no Aeroporto de Faro e nos hospitais os geradores conseguiram manter alguma normalidade, o dia de ontem ficou marcado pelas longas fila à porta de supermercados ou nas gasolineiras.

No trânsito, os efeitos do apagão também se fizeram sentir: os semáforos do Patacão (EN125), por exemplo, estiveram desligados.
Hoje, o cenário já é diferente, com o tráfego a retomar a normalidade. Ao que o nosso jornal apurou, as escolas estão, na sua grande maioria, a funcionar, podendo haver uma outra exceção.
Nos Hospitais de Faro e Portimão, a situação também está normalizada.
Segundo um ponto de situação do Governo, feito já na manhã de hoje, o país já está «ligado com normalidade», com todos «os 6,4 milhões de clientes alimentados».
Nos combustíveis, a situação está normalizada, mas, no fornecimento de água, ainda se registam algumas falhas.
Quanto às causas deste apagão, que terá tido origem em Espanha, ainda estão por apurar.
Obrigado por fazer parte desta missão!