Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Algarve vai ter 39 novos autocarros elétricos com investimento PRR de 10,7 milhões

Seis concelhos do Algarve vão ter 39 novos autocarros 100% elétricos, num investimento de cerca de 10,7 milhões de euros totalmente financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Fundo Ambiental, revelou a ministra do Ambiente e Energia.

Em declarações ao Sul Informação, à margem de um evento realizado em Faro na semana passada, Maria da Graça Carvalho especificou que Lagos, Faro, Albufeira, Castro Marim, Tavira e Monchique são os municípios da região abrangidos pela iniciativa, com «financiamento 100% de PRR».

Para as estradas algarvias, vêm 39 veículos pesados de passageiros 100% elétricos, com um investimento global de 10.780.092,28 euros.

recrutamento zoomarine 2025

Deste grupo, destacou a ministra do Ambiente e Energia, o concelho de Lagos vai receber o maior número de autocarros (18), com um investimento de 5.292.745 euros.

Segue-se o município de Faro, com 13 novos veículos, através de uma verba de 3.433.905 euros.

Albufeira ganhará três novos veículos pesados de passageiros elétricos, graças a um investimento de 775 mil euros.

Castro Marim contará com dois novos autocarros, num investimento de 568.385,38 euros. Segundo a autarquia, serão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e utilizados para o transporte escolar e urbano do concelho.

Sul Informação
Momento da assinatura de contrato entre Fundo Ambiental e Câmara de Castro Marim – Foto: Governo

Tavira, também com dois novos veículos elétricos (468.974,30 euros), e Monchique, com apenas um (241.082,60 euros), são os restantes concelhos da região beneficiados.

No caso de Monchique, o autocarro “CimAbaixo” foi usado, a título experimental, durante a Semana Europeia de Mobilidade do ano passado, para um circuito urbano gratuito no município.

Os protocolos entre o Fundo Ambiental e os operadores de transportes, para a compra de mais 389 novos autocarros elétricos – com investimento superior a 120 milhões de euros –, no âmbito da medida “Descarbonização dos Transportes Públicos”, foram assinados no início de Abril.

No ano passado, já tinha sido lançado um concurso para 413 veículos, num total de mais de 800 autocarros, no valor global de 211 milhões de euros.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Helicoptero-INEM-PL1

Trabalhadores que ficaram soterrados em Albufeira já foram resgatados

INEM_er_03

Quatro jovens morrem quando carro se despista e cai ao rio Séqua em Tavira

Maria da Graça Carvalho e Juan Moreno Bonilla_2025_HR (2_2)

Alta Velocidade entre Sevilha e Faro «é uma dívida» para com o Sul da Península Ibérica