Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Medidas «concretas» de promoção de sucesso escolar, que abrangem cerca de 20 mil alunos de 16 escolas de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, estão a ser apoiadas em mais de 5 milhões de euros pelos fundos europeus do Programa Regional Algarve 2030.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, estas medidas visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce.

«Priorizam-se escolas com uma percentagem elevada de alunos migrantes ou que não têm o português como língua materna, exigindo medidas específicas para este público-alvo em prol da inclusão e da melhoria das aprendizagens. Para as operações TEIP, o investimento de Fundo Social Europeu ascende a 5,2 milhões de euros ao longo de um período de três anos letivos», segundo a CCDR, que integra a Autoridade de Gestão do Algarve 2030.

vamos à vila 2025

Para o restante território, «foi aprovada candidatura integrada da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) para desenvolver de forma pioneira um Programa intermunicipal de promoção do sucesso escolar (PIPSE), com vista a promover a igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação na região do Algarve».

«Para a operação PIPSE, o investimento de Fundo Social Europeu ascende a 2,4 milhões de euros ao longo de um período de três anos letivos», acrescentou a CCDR.

Estes fundos europeus ~«terão como indicador de resultado a necessária redução da taxa de retenção e desistência, do ensino básico e do ensino secundário, no final do ano letivo 2026/2027».

sessões de cinema de inverno
corrida fotográfica

Também poderá gostar

sala-aula-escola-escolas-mesas-cadeiras-aulas

Fenprof anuncia greve às novas provas ModA do 4.º e 6.º anos de escolaridade

Encontro Nacional de Professores de Geografia (6)

Mudança Climática foi tema do Encontro Nacional de Professores de Geografia em Loulé

Foto (Arquivo)

OPTO em Albufeira arranca na quarta-feira e espera milhares de alunos