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O processo de certificação de Albufeira como Destino Turístico Sustentável arrancou na passada sexta-feira, 11 de Abril.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu empresários e demais individualidades para acompanhar esta nova ambição do Município, com a assessoria do IPDT – Consultoria e Turismo.

«O desafio que vejo neste processo é o de toda uma reflexão que se levanta e que convoca toda a comunidade a dar o seu contributo», esclareceu José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

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«Depois da certificação terá que haver uma reavaliação, para que não haja a possibilidade de distração e se trabalhe para manter o destino atrativo e sustentável», concluiu ainda o autarca.

A certificação será ao Abrigo da Norma EDS (Earthcheck Destination Standard), considerada uma das mais exigentes a nível internacional, e o processo vai incluir duas fases: a do benchmarking (da qual se espera a obtenção do selo Bronze) e a certificação (selo Prata), a qual deverá ser alvo de manutenção contínua para que suba de patamar de cinco em cinco anos, de modo a garantir sucessivamente os selos Ouro, Platina e Master, os quais podem ser usados por parte dos empresários.

O primeiro ano é para auditar o destino, a fim de ser lançado o plano de ação para a sustentabilidade, conceito cujo espetro abrange as seguintes áreas: eficiência energética, conservação e gestão, emissão de gases de efeito de estufa, proteção da qualidade do ar, controlo de ruído e poluição luminosa, gestão de recurso de água doce, gestão de águas residuais, drenagem e riachos, conservação e gestão de ecossistemas, planeamento e gestão territorial, transportes, gestão de resíduos sólidos, substâncias ambientalmente prejudiciais, gestão cultural e social e gestão económica.

O Plano de Ação para a Sustentabilidade será elaborado nos primeiros 12 meses, uma «ferramenta para um desenvolvimento transversal com resultados positivos e concretos para a população», referiu Jorge Costa, presidente do IPDT, apelando também à união de todos em torno desta certificação.

João Gomes, diretor executivo da IPDT apresentou este Plano, reforçando que a certificação vai permitir ir ao encontro de consumidores responsáveis, combater o aumento de greenwashing (uso de rotulagem que não corresponde à realidade) e alinhar o destino com a regulação europeia, reforçando que todos beneficiam e que a intenção de base é «melhorar a condição de vida dos residentes».

A Organização de Marketing do Destino (DMO) será coordenada pela Divisão de Turismo do Município de Albufeira, em interação com o Conselho Consultivo, o Grupo Interno (diversas Divisões, serviços municipais e técnicos) e a chamada “Green team” que para além das entidades do Grupo interno agrega associações de classe ligadas ao Turismo, nomeadamente representantes da AHETA, AHRESP e APAL.

«O Município de Albufeira desde há vários anos que tem vindo a trabalhar na certificação de diversos serviços e tem havido todo um trabalho de adaptação para a manutenção dessa mesma certificação. As maiores dificuldades têm sido na área das obras particulares. Quanto a esta certificação, não é o fim que me move. O desafio que vejo neste processo é o de toda uma reflexão que se levanta e que convoca toda a comunidade a dar o seu contributo, numa abordagem colaborativa», esclareceu José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

Além do Município e das associações de empresários, a auscultação vai também passar por outras entidades e pelos cidadãos, «pois isso é que é importante, o contributo de várias pessoas, com pontos de vista distintos», disse ainda o edil durante a apresentação pública.

«Depois da certificação terá que haver uma reavaliação, para que não haja a possibilidade de distração e se trabalhe para manter o destino atrativo e sustentável», concluiu ainda o autarca.

Com várias ações calendarizadas, este processo implica desde registos ao benchmarking quantitativo e qualitativo (ou seja, os dados apurados no processo de procura por melhores práticas de gestão), passando por avaliações e pós-auditoria, bem como pela criação de um microwebsite.

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