«O 25 de Abril é de TOD@S» vai dar o mote para um dia de concertos, DJs, arte, cinema e debates, esta sexta-feira, 25 de Abril, na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro (ARCM), em Faro.
O evento, que contará com mais de uma dezena de artistas, junta na organização 18 «coletivos de arte, trabalho social e direitos humanos, sociedade civil, juventude e muito mais», para um «25 de Abril alternativo».
«Num ano em que os portugueses são chamados às urnas em duas ocasiões distintas — eleições legislativas e autárquicas —, a celebração da Revolução dos Cravos assume um significado redobrado. É neste contexto que diversas entidades do tecido associativo, social, e cultural de Faro se unem para afirmar, com convicção: o 25 de Abril também é nosso», lê-se, em comunicado.
O «símbolo maior da liberdade e da democracia em Portugal tem vindo a ser progressivamente institucionalizada», a sua essência tem-se «afastado dos que mais dela precisam», reforça a organização.
Nesse sentido, prosseguem os promotores do evento, «este ano, pretende-se recuperar esse espírito — devolvendo o Abril que é de todos e todas, a todos e todas».
A iniciativa parte da premissa de que «a maioria é composta por minorias: jovens, afrodescendentes, pessoas Romani, comunidade LGBTQI+, migrantes, populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica — e todos aqueles que, de forma ativa, contribuem para uma sociedade mais justa, livre e democrática».

Na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro (ARCM), e com a coordenação da WallRide, CapitalOne e Contextos, o programa estende-se ao longo de todo o dia 25 de Abril de 2025, promovendo «o encontro, o debate e a celebração da diversidade, as artes, a participação e a resistência democrática».
O evento, que decorre das 14h00 às 2h00 da madrugada seguinte, arranca com os painéis “Blue Drinks by Sciaena – Democracia e sustentabilidade dos oceanos”, “Democracia: ontem e hoje – o que mudou e o que permanece?”, “Democracia em risco – o que podemos aprender com a história?” e “Resistência e acção – como defendemos a democracia hoje?”.
Às 20h00, será projetado um filme pelo Cineclube de Faro, seguindo-se live acts de hip hop, com os artistas Billy Fesh, Real Punch, GrandMaster Dre, RAGZ, Fulha-WT, Anymal Racional, Faxica, DJ Varela, AK-C1, Pânico, Anthrax 87, Mary Jane, Ilviator, Tehjah10 e 3MA.
A iniciativa inclui uma graffiti performance ao vivo, pelo artista SEN, e encerra, das 00h00 às 2h00, com um DJ Set by ARCM, pelo DJ Kitxora.