Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Vem aí a Jana e traz muita chuva, vento e agitação marítima

Muita chuva, vento, agitação marítima e até neve em algumas zonas mais altas do país. É esta a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) por causa da passagem da depressão Jana pelo território continental português.

Jana é o nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia Espanhola) a uma depressão que, às 12UTC de amanhã, dia 7 de março, estará centrada aproximadamente em 45°N 15°W, com uma pressão atmosférica no centro de 985hPa.

Esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até dia 10 de março, estando associadas uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental.

festival do marisco de olhao

Assim, até dia 10, segunda-feira, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros que serão fortes à passagem da superfície frontal fria, durante a tarde de dia 7, e à passagem de linhas de instabilidade entre a manhã de sábado, dia 8, e o final de dia de segunda-feira, dia 10.

Os aguaceiros, a partir de dia 8, poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

O vento irá intensificar-se a partir de amanhã, dia 7, soprando do quadrante sul com rajadas, que em alguns períodos poderão atingir valores da ordem de 85 km/h no litoral e de 100 km/h nas terras altas.

A precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal.

O acumulado total de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá atingir valores superiores a 50 cm até segunda-feira, dia 10.

A agitação marítima irá aumentar a partir de dia 8, esperando-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros a sul do Cabo Raso, passando a ondas de oeste/noroeste e estendendo-se a toda a costa ocidental, a partir da tarde, aumentando para ondas 5 a 6 metros no dia 9, com período de pico entre 14 e 15 segundos e podendo atingir uma altura máxima de cerca de 10 metros.

O IPMA acrescenta que, devido a esta situação meteorológica, foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima e neve.

inframoura cada gota importa
zoomarine

Também poderá gostar

primavera- polen - alergias -unsplash

Oftalmologistas alertam para risco de automedicação em tempo de alergias oculares 

CHUVA_TEMPESTADE_GUARDA CHUVA_MAU TEMPO4

Évora e Beja sob aviso amarelo por causa da chuva

Foto: Depositphotos

Aumento de sem-abrigo nas urgências hospitalares por um teto, comida e higiene