Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Universidade de Évora prevê abrir nova residência em breve

A nova residência da Universidade de Évora, com capacidade para 33 alunos, que resulta de uma parceria com a Santa Casas da Misericórdia, deve abrir «dentro de algumas semanas».

A informação foi avançar pela própria universidade, que recorda que, no âmbito da candidatura aprovada da ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – que resultará em obras de remodelação das residências estudantis – os Serviços de Ação Social têm vindo a trabalhar «na concretização de protocolos que assegurem alojamento alternativo para o maior número possível de estudantes bolseiros durante o período de encerramento das residências em remodelação» e, desse esforço, resulta esta inauguração, referiu a instituição de ensino em comunicado.

Segundo João Nabais, vice-reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade de Évora, «a Universidade investiu recursos humanos e financeiros na melhoria do espaço que era o antigo Lar Nossa Senhora da Visitação por forma a criar as condições necessárias ao alojamento dos estudantes».

recrutamento zoomarine 2025

Este é apenas um dos nove protocolos em vigor.

«Esta parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Évora é muito relevante pois permite aumentar a oferta de alojamento para os estudantes, minimizando o impacto do encerramento das residências durante as obras de renovação», destaca João Nabais.

Reconhecendo que o acesso ao alojamento é «um alicerce fundamental para o sucesso académico», Maria José Graça, diretora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora, frisa que a universidade tem procurado «responder às necessidades da nossa comunidade estudantil», desenvolvendo «parcerias que permitiram que todos os estudantes alojados em residências no início do ano letivo de 2024/2025 tenham alojamento garantido até à conclusão deste ano letivo».

Em nota, a UÉ recorda ainda que, em Janeiro, a reitora Hermínia Vasconcelos Vilar, assinou, com a empresa Catronga e Filhos, o Auto de Consignação da empreitada para a renovação da Residência Bento Jesus Caraça, localizada na Avenida Dona Leonor de Oliveira Fernandes.

Este local tem capacidade para alojar 25 estudantes e foi o primeiro a entrar em obra, num processo que envolverá outras empreitadas.

De acordo com o compromisso firmado, a conclusão da obra está programada para Setembro deste ano, antes do início do ano letivo de 2025/2026.

jf-quarteira

Também poderá gostar

FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Festival Internacional de Teatro do Alentejo com 17 companhias de seis países

EVORA-WINE-1

ÉvoraWine arranca esta sexta-feira com 300 vinhos em prova

Lusitano de Évora

«Não vamos para a Liga 3 para nos virmos embora», diz presidente do Lusitano de Évora