Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O algarvio João Barreto garantiu esta terça-feira, 11 de Março, no Vale do Lobo Open, a passagem ao quadro principal de um torneio internacional de ténis.

Depois da chuva, a fase de qualificação deste ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza até domingo ficou finalmente concluída com recurso a uma jornada dupla.

A disputar pela terceira semana consecutiva um torneio profissional, João Barreto, algarvio de 17 anos, alcançou o objetivo com uma vitória por 6-4 e 6-2 sobre o espanhol Ruben Fernandez Ruiz, que começara o dia com uma recuperação — 6-7(3), 6-1 e 12-10 — frente ao compatriota Jose Dominguez Alonso.

inframoura cada gota importa

«É uma sensação muito gratificante, estou muito feliz por dar mais um passo no meu percurso ainda pequeno. Tenho conseguido alguns bons resultados e estou pronto para mais», confessou Barreto enquanto ainda processava o que acabara de fazer.

«Foi um dia difícil, um bocado confuso, com o tempo muito instável. Também senti que o meu adversário tinha um jogo superior ao meu, mas acho que as condições acabaram por ajudar-me nalguns pontos, nomeadamente vantagens. Foi muito duro fisicamente, mas sobretudo mentalmente por causa das condições. Tentei sempre dar o meu máximo e arranjei outras maneiras de sair por cima», acrescentou o jogador de Aljezur, que treina em Portimão.

Miguel Pereira Lopes (6-2 e 6-2 sobre Miguel Simão na primeira parte da jornada), Dino Molokova (6-4 e 6-1 contra Vítor Grebentsov) e Vicente Couto (por falta de comparência) também chegaram à segunda ronda do qualifying, mas mais tarde acabaram por não resistir à ronda de acesso.

Barreto tinha ficado isento da eliminatória inaugural e aproveitou a maior frescura física para fazer história pessoal e aumentar para nove o número de representantes portugueses no quadro principal. Um par de horas depois, ficou a saber que será protagonista de um dos dois duelos algarvios, pois foi sorteado contra Tiago Pereira (505.º) — o melhor jogador do Sul do país na atualidade.

Tomás Luís — quartofinalista em Faro e semifinalista na Quinta do Lago nas últimas duas semanas — e João Graça serão os protagonistas do outro embate entre dois jogadores naturais do Algarve, enquanto Francisco Rocha (765.º) ficou a saber que terá pela frente o britânico Finn Bass (953.º), primeiro favorito do qualifying e último a conquistar um dos bilhetes dourados.

Esta quarta-feira será, aliás, uma verdadeira super jornada na Vale do Lobo Tennis Academy, composta pelos 16 encontros da primeira ronda de singulares. O que significa que irão a jogo os nove portugueses que ajudam a compor o quadro principal do torneio, com Gastão Elias (324º), Pedro Araújo (415º), Diogo Marques (853º) e Guilherme Valdoleiros (2124.º) a juntarem-se aos já mencionados.

recrutamento zoomarine 2025
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

tiago pereira tenis

Algarvio Tiago Pereira fica à porta do quadro principal no Estoril Open

Ryan-Peniston

Ténis: Ryan Peniston vence Loulé Open

Tiago Pereira 1

Algarvio Tiago Pereira perde na final do Vale do Lobo Open de ténis