A sustentabilidade e os desafios que a comunidade enfrenta para a garantir, serão o tema central de um seminário que a associação Teia d’Impulsos vai promover na manhã de sexta-feira, dia 14 de Março, no Café-Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
O evento, realizado por ocasião dos 14º aniversário da associação que o promove, vai contar com a presença de especialistas, professores universitários e quadros superiores de empresas, que falarão sobre diferentes dimensões da sustentabilidade em três apresentações e em duas mesas redondas.
O seminário “Sustentabilidade, que desafios para a comunidade?” arranca às 9h45, com um sessão de abertura que contará com Álvaro Bila, presidente da Câmara de Portimão, Maria de Lurdes Carvalho, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e Luís Brito, presidente da direção da Teia d’Impulsos.
Seguem-se, a partir das 10h00, as apresentações “De que se faz uma cidade?”, de Inês Almeida, diretora de desenvolvimento estratégico do A-Lab PT, e “Desenvolvimento infantil e sustentabilidade urbana: construir cidades brincáveis”, de Vanda Correia, professora da Universidade do Algarve.
De seguida, realiza-se a primeira mesa redonda, subordinada ao tema ”Sustentabilidade das cidades e a qualidade de vida dos cidadãos”, onde serão exploradas «as estratégias e iniciativas necessárias para tornar as cidades mais sustentáveis, garantindo simultaneamente uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes».
Esta conversa, marcada para as 10h30, contará como oradores com a psicóloga Isa Silvestre, Américo Mateus, professor universitário do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, e do arquiteto Marco Rodrigues, da ARQ10.
“Um caso de sucesso – Inovar de forma sustentável” é o tema da apresentação que será feita, cerca das 11h35, por Ricardo Ramos, diretor de sustentabilidade e IA da Água Monchique.
Às 11h55, é tempo para nova mesa redonda, que se debruçará sobre o tema “Tendências da sustentabilidade nos modelos de negócio e nos empregos verdes”, que procurará trazer perspetivas sobre como as empresas estão a adaptar-se a práticas mais sustentáveis e a importância crescente dos empregos verdes no mercado de trabalho.
Madalena Feu, delegada regional do IEFP, Anabela Rodrigues, coordenadora qualificação contínua e serviços de RH do Centro DUAL de Portimão, Duarte Gonçalves da Cunha, diretor geral do Viceroy at Ombria Algarve, Ricardo Coelho, fundador da Salivitae, são os oradores convidados.
O seminário terminará com uma intervenção de Ivo Carvalho, gestor de sustentabilidade da Teia d’Impulsos.