O Sines Tecnopolo, parceiro estratégico do projeto Digital Innovation for Blue Enterprises and Social Tourism no Alentejo, promoveu a primeira sessão internacional de networking para fortalecer microempresas do setor do turismo.
O evento reuniu 18 micro e pequenas empresas do setor do turismo, sedeadas em Portugal, Espanha, França e Irlanda, promovendo a colaboração e a troca de experiências.
Após um ciclo de quatro sessões de capacitação, os participantes puderam interagir com empresas dos outros países, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências.
Graças ao suporte dos parceiros de cada região, foi possível realizar discussões «dinâmicas e interativas, superando barreiras linguísticas e permitindo um networking eficaz».
Para otimizar as interações, as empresas foram divididas em salas temáticas, com o objetivo de, em conjunto, procurar soluções para desafios comuns, e criar oportunidades de cooperação internacional.
Segundo Nara Mariano, gestora do projeto no Sines Tecnopolo, «A primeira sessão de networking do DIBEST demonstrou o enorme potencial da colaboração internacional para impulsionar a inovação no setor do turismo. Graças ao envolvimento ativo dos empresários, conseguimos promover um espaço dinâmico de troca de experiências, onde as micro e pequenas empresas puderam explorar novas oportunidades de crescimento e cooperação».
Um dos destaques do evento foi a apresentação do mapa interativo em desenvolvimento no site do DIBEST.
De acordo com o Sines Tecnopolo, «esta ferramenta digital permitirá que as empresas visualizem de forma intuitiva todas as informações relevantes, acompanhando o impacto e as ações do projeto e das empresas envolvidas nos quatro países participantes».
Com esta iniciativa, a organização pretende integrar as microempresas numa rede empresarial internacional, promovendo conexões estratégicas e impulsionando novas parcerias de negócios.
Nos próximos meses, estão previstas novas ações de capacitação e de networking, além de sessões de dinamização empresarial na incubadora do Sines Tecnopolo. Como parte da iniciativa, será disponibilizada uma bolsa de mentores para apoiar os empresários nas áreas que considerem deficitárias, proporcionando orientações estratégicas e soluções personalizadas.