Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Dia Nacional dos Centros Históricos vai ser celebrado em Silves com uma programação «repleta de atividades gratuitas, para adultos, jovens e crianças», que se realizam ao longo desta sexta-feira, dia 28, na zona nobre da cidade.

O programa comemorativo «pretende divulgar, informar e sensibilizar para a história e para a dinâmica urbanística deste espaço que concentra um vastíssimo património arquitetónico e arqueológico», segundo a Câmara de Silves, que organiza o evento.

As atividades decorrem entre as 10h00 e as 18h00 no Centro Histórico de Silves, Praça Norte da Sé, Largo da Sé e Sala de Colóquios do Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

vamos à vila 2025

Às 10h00, o Centro Histórico de Silves acolhe o percurso orientado “Silves Peça a Peça” e a reportagem em direto “Silves, O Centro Histórico em Direto!”, atividades dirigidas aos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade e ensino secundário, respetivamente.

“Da Terra à Vitrina”, atividade de experiências e restauro para o público geral, decorre entre as 10h00 e as 18h00 na Praça Norte da Sé de Silves. Também entre as 10h00 e as 18h00 terá lugar a atividade “Hoje Podemos Vê-la Por Dentro”, uma visita acompanhada e orientada pelos arqueólogos do Município de Silves à cisterna da Rua do Castelo, para todos os interessados.

Entre as 10h30 e as 12h30 é a vez do grupo Al-Fanfare levar música e alegria pelas ruas do Centro Histórico.

Para finalizar o dia, a Sala de Colóquios do Museu de Arqueologia de Silves recebe a mesa redonda com o tema ” Património e Atualidade”, uma iniciativa organizada pela Delegação Sul da Ordem dos Arquitetos, que conta com a presença do vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo, Pedro Gago da CCDR Algarve e dos arquitetos José Alegria, Tatiana Sena e Miguel Reimão Costa.

Programa das diferentes atividades:

Silves, Peça a Peça (percurso orientado)

Através de um percurso orientado, desafiamos os mais novos a calcorrear o centro histórico de Silves para aprenderem mais sobre os monumentos/equipamentos que “habitam” nesta área, nomeadamente o Museu Municipal de Arqueologia, Sé, Igreja da Misericórdia de Silves, Castelo, Pelourinho e CIPI.
Os participantes com o seu conhecimento e perspicácia, terão de responder corretamente às questões colocadas nas áreas de acolhimento, para ganharem uma das peças do puzzle.
Após reunidas todas as peças, conseguirão montar o puzzle e entregá-lo na portaria do Castelo, onde os espera uma lembrança pelo empenho e espírito de equipa.

Horário: 10h00-12h00
Local: Centro histórico de Silves
Ponto de encontro: Frente à Sé
Público-alvo: 1.º Ciclo 8/10 anos (3º/4º ano de escolaridade)

Silves, O Centro Histórico em Direto!

Convidamos os alunos das áreas da Comunicação-Marketing, Relações Públicas, Publicidade/Multimédia e História, a realizarem reportagem vídeo, noticiando este dia especial junto dos que caminham pelas ruas do Centro Histórico, questionando-os sobre as impressões que levam do Centro Histórico de Silves e dos seus monumentos.

Horário: Início pelas 10h00
Local: Centro Histórico de Silves
Público-alvo: Ensino Secundário

Da Terra à Vitrina

A iniciativa executada por profissionais da área pretende proporcionar uma experiência inclusiva aos participantes, dando a conhecer alguns dos procedimentos de conservação e restauro: limpeza de fragmentos cerâmicos; colagem de fragmentos cerâmicos e reintegração cromática. Trabalhos realizados pelo Município de Silves diariamente que, muitas vezes, são desconhecidos da comunidade.

Horário: 10h00-12h00 | 15h00 – 18h00
Local: Praça norte da Sé
Público-alvo: Geral

Hoje Podemos Vê-la Por Dentro!

Visita acompanhada à cisterna da Rua do Castelo, orientada pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Silves. Aventure-se na descida e exploração de um dos mais importantes monumentos subterrâneos do Centro Histórico de Silves.
(A atividade decorre no espaço adjacente à Sé, servindo os vestígios ali localizados como pretexto para abordar a história e a importância do abastecimento de água à cidade, sobretudo durante o período Medieval Islâmico, assim como a importância do contributo da arqueologia para a sua construção.)

Horário: 10H00-13H00 | 15h00 – 18h00
Local: Largo da Sé
Público-alvo: Geral

Arruada pelo grupo Al-Fanfare

Horário: 10H30 – 12h30
Local: Ruas do Centro Histórico e Castelo

Mesa Redonda: Património e Actualidade

Horário: 18H00
Local: Sala de colóquios do Museu Municipal de Arqueologia
Moderador: Dr. Pedro Gago (CCDR Algarve)
Oradores: Vereador da Câmara Municipal de Silves Dr. Maxime Sousa Bispo, Arq. José Alegria, Arq.ª Tatiana Sena, Arq. Miguel Reimão Costa.
Público-alvo: Geral
Organização: Delegação Sul da Ordem dos Arquitectos

festival do marisco de olhao
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

caia-me_dia da cal_cacela velha_foto

Cacela Velha pede: «Caia-me!»

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves