Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Qual será o pior professor do mundo?

Ele tanto ofende os alunos, como lhes conta uma anedota. Tanto é rígido, como imita a Beyoncé. É excêntrico, mas também metódico e austero. Será ele o “Pior Professor do Mundo”?

Tudo começa quando um docente chega para dar uma aula sobre Carolina Beatriz Ângelo, médica e a primeira mulher a votar em Portugal, nas eleições da Assembleia Nacional Constituinte, em 1911.

É esse o mote para a nova peça de João de Brito e do “seu” LAMA que se estreia no dia 17 de Março, no Cineteatro Louletano, em Loulé. A ideia, confessa, já o assolava há muito tempo.

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Falamos muito dos professores, da influência que têm nas nossas vidas. E isso é um facto», conta.

Durante cerca de 40 minutos – o tempo do espetáculo – João de Brito quer desmitificar o que é, afinal, um bom professor. Que características tem (ou não) de ter.

Para tal, haverá, em cena, um único docente (interpretado pelo próprio João) que vai «trocando de personalidade». Ora é o professor excêntrico e simpático, ora o metódico, ora o austero.

Este é, por isso, um professor que tanto acredita nos testes, como nas cábulas. Que tanto exige silêncio, como fala com uma planta. E que vai trocando de peruca.

Há, ao longo da peça, outro tema fulcral.

«Nós queremos também falar da importância do voto, da democracia. E, por isso, há três mulheres que “atravessam” toda a peça: a Carolina Beatriz Ângelo, a Ana Castro Osório e a Adelaide Cabete». Todas feministas e fundadoras da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, nas primeiras décadas do século XX.

No final, todos os alunos são convidados a votar no tipo de professor de que mais gostaram, com direito a debate.

É que esta é, por enquanto, uma peça destinada só a escolas, com sessões escolares. As primeiras quatro, a 17, 18, 19 e 20 de Março serão em Loulé, mas já há datas um pouco por todo país – e também no estrangeiro.

A escrita foi feita a três mãos: entre João de Brito, o humorista Hugo van der Ding e a atriz Diana Costa e Silva. Sempre à procura da resposta: será este “O pior professor do mundo”?

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

jf-quarteira
municipio de odemira

Também poderá gostar

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

Adam Ben Ezra

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa