Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A ausência da chuva permitiu que o Carnaval de Loulé saísse à rua este domingo, 2 de Março, e os mais de 30 mil foliões pudessem aproveitar o evento «à grande e à louletana».

Ao contrário do que aconteceu noutros corsos do país, em Loulé, o S. Pedro deu uma ajuda para a animação.

O desfile atrasou em cerca de meia hora, garantindo que a água não iria estragar o trabalho de decoração dos carros alegóricos ou pôr em causa a segurança dos cerca de 600 figurantes.

recrutamento zoomarine 2025

«Este foi um desfile sem chuva mas, tal como diz o próprio tema desta edição, não foi uma seca já que a boa disposição, tanto da parte dos grupos como do público, foi uma constante», frisa o Município que, no meio de muita sátira e brincadeira, quis transmitir uma mensagem de consciencialização para o problema da água

“O tesouro da Terra”, “Poupe até à última gota” ou “A água é ouro” foram algumas das frases de ordem no “sambódromo louletano”.

O Zé Povinho, figura de destaque das várias edições deste corso, não podia faltar, num dos carros, a piscar o olho ao Ministro da Agricultura e Pescas perante os abacateiros que invadem os campos algarvios e são autênticos sorvedouros de água. Uma dessalinizadora em jeito de geringonça “alimenta” a Ilha da Madeira, com Miguel Albuquerque, o ainda presidente do Governo regional, a descansar à sombra da bananeira. Dois candidatos a Belém – Gouveia e Melo e Marques Mendes – de boias colocadas prontos para acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa num mergulho no mar.

Um António Costa ao leme do navio do Conselho da Europa. Estes e muitos outros episódios que têm feito a atualidade e que mereceram o olhar atento dos criativos do Carnaval de Loulé.

Neste desfile louletano há também referências locais: uma réplica das Bicas Velhas, uma Ribeira do Cadoiço navegada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro e o líder da oposição, Pedro Nuno Santos, ou uma menção a um dos clubes da terra no emblema Campinense-Al Nassr, na camisola do craque Cristiano Ronaldo, vestido com as cores amarela e azul, comuns a ambos os clubes.

Entre os visitantes, muitos turistas nacionais e estrangeiros sambaram ao ritmo da música brasileira trazida pelo DJ Rodriguez.

O desfile regressa já amanhã, a partir das 15h00, na Avenida José da Costa Mealha. Na terça-feira de Entrudo prevê-se, uma vez mais, casa cheia em Loulé, para o encerramento da edição de 2025.

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

DiaCidade24_Dia3HD

Quarteira celebra 26 anos de cidade