A pior exibição de Vinicius Silvestre com a camisola do Portimonense foi esta sexta-feira decisiva na derrota caseira dos algarvios frente ao Feirense (1-2), no jogo de arranque da 24ª jornada da II Liga de futebol.
Tamble Monteiro ainda deu vantagem aos algarvios, aos 12 minutos, mas os forasteiros deram a volta ao resultado na sequência de dois erros pouco habituais do guardião brasileiro, em resposta aos remates de meia distância de Nile John, aos 28, e Leandro Antunes, aos 48.
Depois do empate sem golos no reduto do Benfica B, o técnico dos anfitriões, Ricardo Pessoa, fez apenas uma alteração no onze, concedendo a primeira titularidade na equipa principal ao jovem extremo guineense Danio Djassi, de apenas 18 anos, que mostrou bons pormenores.
Apesar da primeira ameaça de Emanuel Fernandes, num remate às malhas laterais, aos quatro minutos, a formação algarvia começou melhor, com Tamble Monteiro a visar a baliza “fogaceira” aos 11 minutos, num cabeceamento à figura de Lucas Cañizares, guardião espanhol vinculado ao Farense.
No minuto seguinte, o avançado de 24 anos, motivado pela primeira convocatória para a seleção da Guiné-Bissau, não desperdiçou, aproveitando um erro de Zidane Banjaqui – passe atrasado do meio-campo para a própria grande área – para assinar o seu quinto golo na competição.
Os algarvios mantiveram o ascendente, com oportunidades de Camilo Durán, 15, e Heitor, aos 25, pelo que a igualdade dos forasteiros – num remate de meia distância de Nile John em que Vinicius Silvestre ficou com claras “culpas no cartório” –, aos 28 minutos, surgiu mesmo contra a corrente do jogo.
Antes do intervalo, o Portimonense esteve próximo do 2-1, numa ocasião flagrante de Camilo Durán, que ganhou espaço na direita e, dentro da área, disparou cruzado ao lado, aos 37 minutos.
A segunda parte arrancou praticamente com o segundo golo do Feirense, aos 48 minutos, novamente com um má abordagem de Vinicius Silvestre ao tiro de fora da área de Leandro Antunes.
Ricardo Pessoa aumentou e refrescou a frente de ataque dos “alvinegros”, mas as mudanças foram infrutíferas, passando um longo período sem criar perigo.
Nos descontos, Tamble Monteiro podia ter bisado, mas cabeceou mal (90+2) e rematou contra Filipe Almeida (90+5).
Depois da pausa para os jogos de seleções, na 27ª ronda, a equipa de Portimão, à condição no 12º lugar, com 30 pontos, visitará o terreno do Vizela, 5º classificado, a 29 de Março, às 15h30.