Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Município de Vila Real de Santo António apresentou, esta quinta-feira, 13 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico, um documento que «define as principais linhas de ação para fortalecer o setor no concelho até 2030».

A apresentação decorreu no stand da Região de Turismo do Algarve e foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Ricardo Cipriano.

O documento resulta, de acordo com a autarquia, de um «estudo aprofundado que envolveu a comunidade local e os empresários do setor, com o objetivo de tornar Vila Real de Santo António um destino mais competitivo, atrativo e sustentável» e que foi desenvolvido em parceria com o IPDT – Turismo e Consultoria, entidade reconhecida pela sua experiência na elaboração de estratégias de marketing turístico e desenvolvimento territorial.

Banner lateral albufeira

A abordagem definida passa por valorizar o que o concelho tem de único, diversificar a oferta e reduzir a sazonalidade, garantindo que o turismo gere benefícios ao longo de todo o ano.

Além disso, estabelece sete grandes objetivos para orientar a evolução do setor, destacando-se «o aumento da notoriedade de Vila Real de Santo António enquanto destino turístico, a captação de investimento e o reforço da qualificação dos profissionais da área».

Sul Informação

A proposta também aposta na preservação do património natural e cultural, assegurando um crescimento equilibrado e em harmonia com a comunidade local.

Além das diretrizes para o futuro do turismo no concelho, o plano contempla, de acordo com o Município, «um conjunto de ações estruturadas em três programas e 38 iniciativas estratégicas, que delineiam medidas concretas para colocar esta visão em prática».

Estas iniciativas incluem o «reforço da promoção do destino, a criação de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de novas experiências para os visitantes».

Ao apresentar esta estratégia na BTL, o Município de Vila Real de Santo António reafirma «o seu compromisso com um turismo sustentável e inovador, que beneficia não só os visitantes, mas também os residentes e a economia local».

Durante a feira, o município afirma que continuará a divulgar os seus principais projetos e atrativos turísticos, reforçando a sua presença num dos maiores eventos do setor em Portugal.

Na quarta-feira, já tinha realizado duas apresentações no stand da Região de Turismo do Algarve.

Álvaro Araújo, presidente da Câmara, deu a conhecer a campanha de turismo religioso «De Corpo e Alma», um projeto da Eurocidade do Guadiana que promove o património religioso e cultural de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte.

Já o vereador com os pelouros do Planeamento e Desenvolvimento Económico, Fernando Horta, apresentou o projeto “VRSA a Céu Aberto – Bairro Comercial Digital de Vila Real de Santo António”, que visa modernizar e dinamizar o comércio local.

Hoje, 14 de Março, o vereador com os pelouros do Desporto e Cultura, Álvaro Leal, irá apresentar os eventos âncora «Festival Histórico VRSA Setecentista» e «Monte Gordo Sand Race».

jf-quarteira

Também poderá gostar

Aqualine CM

Parque aquático abandonado em Altura transforma-se em turismo rural

Young Receptionist Giving Room Keys To Customer

KIPT lança ferramenta digital de análise estratégica para o turismo

Albufeira Rua 5 de Outubro

Albufeira ruma a Toronto e Nova Iorque para se promover no mercado norte-americano