O escritor angolano Ondjaki é o convidado da próxima sessão de “Livros Abertos” na quarta-feira, 26 de Março, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.
Neste momento, será apresentada a obra “O Livro do deslembramento”.
A apresentação da obra ficará a cargo de Sandra Boto, Investigadora Auxiliar Convidada da Cátedra High Performance Computing da Universidade de Évora e moderadora do Clube de Leitura de Loulé.
No âmbito do projeto Clube de Leitura, pretende-se promover o encontro com o escritor e a possibilidade de reflexão conjunta sobre o livro.
Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco.
Foi distinguido com os seguintes prémios: Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com “Os da Minha Rua”; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); Prémio JABUTI (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com “AvóDezanove e o segredo do soviético” (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com “A Bicicleta que tinha Bigodes”.
Em 2013, com “Os Transparentes”, ganhou o Prémio José Saramago.
Venceu ainda o prémio Literário Vergílio Ferreira 2023 da Universidade de Évora. O júri, que decidiu a atribuição por unanimidade, destacou «o contributo que Ondjaki faz para que a língua portuguesa seja língua de reconciliação e mesmo de consciência crítica para todos os falantes de português».